Publicidade
Entretenimento
CONCURSO

Grupo 'A Toada' promove concurso no qual o público poderá cantar junto à banda

Competição musical, que acontece no Boteco do Jef, terá como foco as toadas que fizeram sucesso nos anos 90 16/08/2017 às 22:35 - Atualizado em 17/08/2017 às 11:30
Show capturar
“A Toada” é formado por Kigerly (charango), Paulinho (violão), Pituca (atabaque), Rafael (cajon e cheque) e Marcelo (voz principal) (Foto: Divulgação)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Estamos habituados ao entrar em bares com concursos de música em que uma plateia assiste, atentamente, às pessoas cantando. Geralmente, há também um grupo de jurados, avaliando as melhores performances. Mas que tal trocarmos as músicas pop – as mais comuns nessas competições – por toadas de boi-bumbá? É o que vai acontecer hoje (17), no Boteco do Jef, a partir das 20h45. O grupo “A Toada” vai promover o projeto “Cante com a gente”, no qual o público poderá se inscrever para cantar toadas de boi junto à banda – e será avaliado pela apresentação.

De acordo com o músico e compositor Rafael Lacerda, um dos integrantes do “A Toada”, os artistas vocais de boi-bumbá costumam ser sempre os mesmos. “Quando falamos de boi, vamos lembrar de Sebastião Jr., David Assayag, Edilson Santana, Klinger Araújo, entre outros. E tem muita gente que gosta de boi. De repente, nem ele ou ela sabe que tem potencial. Tem muita gente que canta boi no banheiro e podemos descobrir para eles que eles são bons”, destaca Rafael.

Conhecido em Manaus por relembrar em seus shows as toadas antológicas, o grupo “A Toada” faz apresentações fixas no Boteco do Jef, todas as quintas. Rafael adianta ainda que o talento revelação, além de ganhar um prêmio a ser revelado só na hora e ficar isento de pagar o couvert de R$ 15, poderá também receber convites especiais. “Se o cantor ou cantora for muito bom, podemos convidar o vencedor para cantar conosco, de vez em quando”, comenta Lacerda.

Participação

Para participar do “The Voice” de toadas, é só chegar no local e se inscrever, na hora. A banda fará o show normalmente, e aos intervalos vão chamar cada um dos inscritos para a pessoa ir à frente e cantar uma toada, em voz e violão. “Vamos fazer uma escolha medindo a quantidade de aplausos que o participante receber, e para evitar que o público escolha por amizade, cada membro da banda vai dar uma nota para o candidato”, diz ele, lembrando que o recurso de voz e violão servirá justamente para avaliar as vozes mais criteriosamente.

Lacerda adianta ainda que o levantador do boi Garantido, Sebastião Jr., vai estar presente cantando algumas toadas – e poderá também entrar no rol de jurados das performances. O concurso é voltado para pessoas de todas as idades e gêneros. Segundo Rafael, o grupo planeja fazer cerca de cinco audições até o fim do ano, para então recolher os vencedores e fazer um concurso para definir a voz “campeã das campeãs”. Como o foco do grupo são as toadas dos anos 90, o repertório disponível ao público será centrado em maior força sobre este período.

Entre as toadas que poderão ser cantadas pelos candidatos, Lacerda lista “Vento Norte” e “Saga de um Canoeiro”, do boi Caprichoso; e “Flor de Tucumã” e “Naiá”, do boi Garantido, além de muitos outros sucessos. “Vamos avaliar afinação, potência de voz e timbre. No boi-bumbá, há uma grande importância da potência de voz, aquela força no grave (nos homens) e nas vozes femininas, a força do agudo. Um exemplo é a cantora Márcia Siqueira, uma voz que se encaixa perfeitamente no boi. David Assayag também, e ambos têm potência na voz. Nosso objetivo com o concurso é realmente encontrar novos talentos, novas vozes para o boi-bumbá”, completa o músico.

Serviço

o quê: Concurso “Cante com a Gente”

onde: Boteco do Jef (Rua Rio Javari com Rio Branco, Vieiralves)

quando: Hoje (17), a partir das 20h45

quanto: R$ 15 (couvert)