Publicidade
Entretenimento
Vida

Hérnia de disco pode ser tratada e prevenida com a fisioterapia

A fisioterapia além de auxiliar nos tratamentos contra a patologia, previne para que a dor de hérnia de disco não se agrave e se instale para sempre, em seu corpo.  28/08/2012 às 15:16
Show 1
Fisioterapia ajuda no tratamento e prevenção ao problema da hérnia de disco
acritica.com Manaus (AM)

 A hérnia de disco é um deslocamento nos discos causados por excesso de peso, má postura ao carregar ou transportar cargas muito pesadas, quedas ou movimentos incorretos e falsos. Só no Brasil, em média, 5,4 milhões de pessoas sofrem com estes problemas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A coluna é formada por vértebras ligadas por articulações semimóveis ou anfiartroses, separadas por discos de cartilagem, que estão entre as diferentes vértebras, e agem como um amortecedor com o objetivo de absorver os choques quando se anda, corre ou salta.

Os sintomas são variados, muitas pessoas acabam não dando muito importância às dores, o que pode se agravar futuramente.

"Quando um nervo raquidiano é afetado, o paciente pode sentir dores fortes em uma parte da perna, quadril ou nádegas, e dormência em outras partes, já quando os nervoscervicaissão afetados, as dores mais comuns aparecem ao mover o pescoço, surgindo também dor profunda no braço, antebraço e nos dedos, em alguns casos há relatos de dormência nos ombros, cotovelo e pernas", alerta o fisioterapeuta Rodrigo Peres.

Tratamento

A fisioterapia auxilia no tratamento da hérnia de disco, fazendo com que o paciente possa sentir o alívio da dor já no início do tratamento.

Quando a dor é intensa, o mais importante não é recuperar o movimento perdido, já que tratamentos bruscos podem afetar a área atingida pela hérnia de disco, aumentando o processo inflamatório.

O objetivo é, durante uma série de sessões, auxiliar no relaxamento da musculatura, além de reeducar o paciente quanto às posturas mais indicadas no dia a dia, como dormir e levantar-se corretamente, amarrar o tênis, entre outras atividades que podem agravar a dor.

Já nas sessões seguintes, os exercícios, que são importantes para que os movimentos sejam restaurados nas articulações da coluna, recondicionando os músculos que irão estabilizar a coluna, aliviando a dor.

Prevenção

A melhor forma de evitar a dor na coluna causada pela hérnia de disco é prevenir, começando com bons hábitos posturais, para evitar que atividades rotineiras acabem ocasionando em uma patologia que possa atrapalhar a vida de qualquer pessoa.