Publicidade
Entretenimento
Livro Parintins

História política de Parintins é contada em livro

Livro registra trajetória  histórica e  memória política do município de Parintins 02/08/2012 às 15:18
Show 1
Livro retrata história e memória política de Parintins
acritica.com Manaus

Os principais eventos históricos ocorridos entre 1947 e 1963 estão registrados na obra que é lançada nesta quinta-feira (02) durante solenidade que vai ser realizada no  plenário da Câmara Municipal de Parintins, às 17h.

O livro é um lançamento da Câmara Municipal e do Instituto Memorial de Parintins(AM) e é o primeiro volume do Projeto História e Memória desenvolvido pelo IMPIN no restauro e organização do acervo do legislativo da cidade.

O texto  texto está dividido de acordo com as legislaturas e teve como base a  leitura de 6.215 páginas do acervo da Câmara que foram catalogadas e  higienizadas. Na Primeira Legislatura, que vai de 1947 a 1951, Larice Butel mostra a organização política da cidade que sai do sistema de  Intendências.  Samuel Sá revela a forte cobrança de impostos, a padronização e  organização da cidade por meio dos aforamentos de terras na Segunda  Legislatura.

Na Terceira Legislatura, Jucielle Cursino fala dos investimentos e das   obras de infraestrutura que a cidade recebeu, segundo os documentos, no período de 54 a 59 e a presença feminina pela primeira vez no  parlamento.

Na Quarta Legislatura Paulo Carneiro apresenta o Primeiro Código  Tributário do Município, mostra a cidade que recebe calçamento na  praça da Igreja da Matriz onde hoje é o Sagrado, a Sagração do Primeiro Bispo e outros eventos registrados no período de 1960 a 1963.

Além de publicar a organização do acervo em livros, as paginas  catalogadas estão sendo digitalizadas e vão ser disponibilizadas  virtualmente no site da Câmara para fins de pesquisa. Foram  processados 15 mil documentos entre atas, leis, requerimentos e outros  autos. Até o fim de outubro a Câmara deve publicar outro volume contendo o resumo da Quinta a Nona Legislatura.