Publicidade
Entretenimento
Buzz

I Copa Norte de Rugby acontecerá no mês de junho, em Manaus

O campeão do torneio ganhará a oportunidade de participar das quartas de final da Copa do Brasil da modalidade, no mês de julho, em Brasília 31/05/2012 às 21:09
Show 1
I Copa Norte de Rugby em Manaus
Lorenna Serrão Mnaus

Futebol praticado com as mãos, com regras singulares, contato físico intenso e trabalho coletivo. Assim define-se o RugBy, uma das modalidades que mais cresce no Brasil e no mundo. No Amazonas, o desporto está presente há cerca de 15 anos, mas só agora, em 2012, é que o estado vai sediar um evento de grande porte, a I Copa Norte de Rugby XV, que acontecerá nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho, de 8h as 17h, no campo da Ufam, Zona Sul, com entrada franca.

A competição, que tem a chancela da Confederação Brasileira, vai contar com a participação de cinco equipes e o campeão poderá representar a Região Norte na Copa Brasil, no mês de julho, em Brasília.  

“Já estão confirmadas as equipes Guerreiros Korubo e GRUA (Manaus), Parintins Rugby e Porto Velho Rugby e talvez Pará e Palmas formem um time também, afinal eles não virão completos. Com este evento teremos a oportunidade de mostrar o potencial do Norte para o resto do país, pois o vencedor irá participar das quartas de final da Copa do Brasil, onde enfrentará a equipe do Centro-Oeste”, explicou Pedro Paulo Oliveira – um dos organizadores do evento.

Caso o representante do Norte consiga realizar uma boa campanha no torneio nacional e alcance o lugar mais alto do pódio poderá competir no ranking A do Brasil (Campeonato Brasileiro de Rugby).

“É uma subida, onde só a vitória nos fará chegar ao topo, o ranking A do Brasil é como se fosse à série A do Brasileirão de Futebol e os atletas que participam tem mais chances de representarem o país em torneios internacionais”, comentou Oliveira.

A I Copa Norte acontecerá na variação Union, com 15 atletas em cada equipe, serão dois tempos, mas os minutos só serão definidos durante o congresso técnico, no dia 7. A confederação vai enviar dois árbitros para o torneio.

“Nós estamos preparando tudo para deixar a competição conforme as regras exigidas pela confederação, por isso arrumamos o campo, colocamos a trave em formato de “H” e conseguimos patrocínio, nosso intuito é criar a cultura do Rugby em Manaus e formar novos atletas, para que no futuro possamos participar cada vez mais dos eventos nacionais”, finalizou Pedro Paulo.

E a iniciativa de divulgar o Rugby na cidade não para por aí, em outubro acontecerá a 1ª Copa Manaus de Rugby Seven, organizada pela Prefeitura de Manaus. Fiquem ligados!