Publicidade
Entretenimento
Vida

Imortalizado em bronze: Monumento homenageia Jefferson Péres

Inauguração será na terça-feira, dia 19, no parque que leva o nome do senador 17/03/2013 às 11:49
Show 1
Escultura do ex-senador foi confeccionada pelo artista plástico Murilo Sá Toledo e executada pela Fundição Fundiart, ambos de São Paulo
Gabriel Machado Manaus (AM)

“Está maravilhosa. É emocionante vê-la, de tão real”. Foi assim que Marlídice Péres, viúva de Jefferson Péres, definiu o monumento de bronze, em tamanho natural, que homenageia o ex-senador amazonense. A estátua, que será abrigada no parque que leva o nome do parlamentar – localizado entre as avenidas Sete de Setembro e Lourenço da Silva Braga, Centro –, será inaugurada às 17h30 desta terça-feira, 19, dia em que Jefferson completaria 81 anos.


Visivelmente emocionada, Marlídice conta que a ideia da escultura surgiu de um bate-papo entre ela e o então governador do Estado, Eduardo Braga, na inauguração do Parque Jefferson Péres, em setembro de 2009. “Trocando ideias, chegamos à conclusão de que o Jefferson era um homem que merecia um monumento, então ele (o Eduardo) disse que o faria. Depois disso, eu e meus filhos nos mobilizamos para que saísse algo bem bonito”, completou a viúva do senador.

Confeccionada pelo artista paulista Murilo Sá Toledo e executada pela Fundição Fundiart, também de São Paulo, a escultura já estava pronta há pouco mais de três anos, esperando, apenas, a construção de uma coluna para erguê-la no logradouro. “Chegamos enfim a esse momento gratificante. Faz aproximadamente 100 anos que Manaus não ganha um monumento de qualidade. É com muita felicidade e humildade que recebemos essa homenagem”, finalizou Marlídice.

Inspiração

Quando faleceu, em maio de 2008, vítima de um infarto fulminante, Jefferson Péres, então senador da República estampou a capa dos jornais mais importantes do Brasil. A fotografia que ilustrava a maioria dessas manchetes – utilizada, inclusive, por A CRÍTICA na época do falecimento –, feita para um especial do “Estadão”, foi a imagem escolhida por Marlídice e seus filhos para a confecção do monumento. “Ela (a foto) era página inteira do ‘Estado de S. Paulo’ e instintivamente marcou. Na imagem, o Jefferson está bem solene, o que condizia bastante com o cargo que ele ocupava”.

Família

Além de Marlídice e dos filhos, Ronaldo, Rômulo e Roger, a homenagem de terça-feira será presenciada por outro membro especial do clã Péres: o neto de Jefferson, que o ex-senador não teve oportunidade de conhecer. “Ele nos enche de alegria. Tem nos ajudado muito a superar o baque emocional que representou para a família a súbita morte de Jefferson”, comentou a viúva, referindo-se ao pequeno de 2 anos, batizado com o nome do avô, José Jefferson Carpinteiro Péres Neto.