Publicidade
Entretenimento
Fumo perigo

Informação e atividade física no Dia Mundial Sem Tabaco

No Dia Mundial Sem Tabaco, Fundação Cecon realiza atividades para conscientizar a população sobre os malefícios do fumo 31/05/2012 às 12:58
Show 1
Várias atividades vão chamar a atenção para os malefícios do fumo
acritica.com Manaus

Vida saudável não combina com fumo. Os perigos do tabaco e de outras substâncias tóxicas existentes no cigarro são muitas vezes ignorados pelos fumantes e não fumantes. 

O diretor-presidente da FCecon, o pneumologista Edson de Oliveira Andrade explica: “O cigarro possui três grupos de substâncias: nicotina – que vicia e ocasiona problemas vasculares -, monóxido de carbono - que compete com oxigênio, sobrecarregando o coração – e os derivados do alcatrão, que são os causadores do câncer”.

Para chamar a atenção da sociedade para este problema, o dia 31 de maio foi escolhido para ser o Dia Mundial Sem Tabaco. A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realiza na próxima quinta-feira (31) diversas atividades relacionadas ao assunto.

O local escolhido para a programação é o Parque Ponte dos Bilhares, localizado na avenida Constantino Nery, Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus.  As atividades iniciam a partir das 18h30 e incluem distribuição de material educativo, participação de palhaços da Turma da Alegria e de um personal trainner que vai coordenar atividades físicas.

O consumo do cigarro é apontado como um dos principais fatores que contribuem para o aparecimento do câncer de pulmão. E o vilão do pulmão também é apontado como um dos causadores de outros tipos de câncer como o da bexiga e até influenciar na ocorrência de câncer no colo do útero.