Publicidade
Entretenimento
Vida

Inscrições para o 'Viagem do Conhecimento' seguem até dia 9 de novembro

A olimpíada de conhecimento histórico-geográfico é voltada para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. Alunos de todo o país podem reforçar o conhecimento sobre o Brasil e o mundo 19/10/2012 às 12:15
Show 1
Alunos de São Paulo se preparando para a 'Viagem do Conhecimento'
acritica.com Manaus, AM

As inscrições para a olimpíada ‘Viagem do Conhecimento’ estão abertas até 9 de novembro de 2012. Promovida pela Revista National Geografic Brasil da Editora Abril, com Patrocínio da Petrobrás, trata-se da maior olimpíada de conhecimento histórico-geográfico do país, onde alunos  reforçam o conhecimento sobre o Brasil e o mundo.

Em sua quinta edição, a olimpíada já reuniu cerca de 1,2 milhão de estudantes. Alunos regularmente matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio podem participar das atividades educativas.

Integração

O diretor do Planeta Sustentável, Caco de Paula, e um dos idealizadores do ‘Viagem do Conhecimento’falou que os destaques das edições são o  conhecimento adquirido entre os participantes e a interação.

“É emocionante ver o efeito da nossa iniciativa na vida dos participantes da fase final. Eles tornam-se grandes amigos, eliminando qualquer sentimento de competição e vibrando com os resultados conquistados por todos. Essa integração continua presente, pois eles mesmos criam comunidades nas redes sociais, onde mantêm contato e trocam de experiências”, explicou o diretor.

Provas

No dia 6 de novembro, o professor responsável deve baixar a prova e aplicá-la aos estudantes. A primeira fase da olimpíada do conhecimento acontecerá no dia 13 de novembro de 2012, nas próprias escolas inscritas. Para a fase regional, irão todos os alunos que contabilizarem 18 ou mais questões corretas.

O Comitê Gestor da olimpíada divulgará, após a correção das provas, os 13 classificados para a fase final. Os finalistas serão custeados em viagem e hospedagem para participarem da última etapa. Nos dias 24 e 26 de abril de 2012, os finalistas farão as provas de múltipla escolha e dissertativa, após irem a campo.

O projeto integra, além dos estudantes, seus pais e professores, que farão, durante a participação dos alunos na olimpíada, visitas a espaços culturais. No dia 2 de março de 2013, acontecerá a segunda prova nas escolas-sede de todos os estados do país. Para se candidatar à sede regional, as escolas interessadas precisam preencher uma ficha no site. As provas serão enviadas pela Editora Abril a todas as escolas inscritas.

Inscrições

Para participar do‘Viagem do Conhecimento’, o coordenador pedagógico ou professores de Geografia ou História devem efetuar a inscrição no site www.viagemdoconhecimento.com.br, onde podem ser encontrados o regulamento completo e mais informações sobre a atividade.