Publicidade
Entretenimento
Beleza

Inspirações na magia e nas flores movimentam looks de Carnaval neste ano

A CRÍTICA listou as melhores dicas de acessórios, makes e penteados para você cair na folia com estilo 12/02/2017 às 06:00 - Atualizado em 12/02/2017 às 12:58
Show vida0112 50f
A modelo Gabrielle Marrocos, irmã de Carol, posa com a coroa de flores produzida pela artesã (Foto: Carol Marrocos)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

O eco das marchinhas está chegando cada vez mais perto: é o Carnaval que começa a colorir fevereiro. O mais legal é que, embora a festa seja sempre a mesma, as maneiras de aproveitá-la sempre se renovam ano após ano. E isso não é diferente dos acessórios, maquiagens e penteados: linhas produzidas por lojas exaltam cada vez mais as coroas de flores nada convencionais na cabeça; maquiagens que remetem aos unicórnios e sereias com brilho neon, e penteados simples, mas coloridos, de modo a fazer as foliãs aguentarem o calor e brincarem sem desconforto.

A artesã Carol Marrocos (@divinorum_loja) produziu uma linha de coroas de flores especial para o Carnaval, inspirada em musas como Carmen Miranda e Frida Kahlo. “Os pentes de orquídeas são os mais versáteis, de diversos tamanhos e cores. Podem ser discretos o suficiente para serem usados no dia a dia. Os mais chamativos podem ser usados em festas. São muito usados também na praia e em festivais. Os looks ao estilo boho ficam muito bem com os acessórios floridos e com pegada étnica”, declara Carol.  

Imaginário

(Foto: Paula Murta)

A make up artist Paula Murta (@paulamurta_) nota, neste ano, muitos personagens místicos rodando a internet. Tal febre também se estenderá ao carnaval. “Sereias, unicórnios e fadas são alguns exemplos disso. “Dessa forma, acabou pegando a febre do efeito das escamas de peixe no rosto, bem como sombras coloridas sendo usadas como blush e contorno. As sombras são levadas até o colo e ombros. A tendência do batons líquidos do ano passado veio bem metalizada esse ano, e as pessoas estão usando esse tipo de produto como delineador também”, pondera Paula. 

Segundo Paula, as escamas de peixe no rosto e ombros citadas acima, que caem como uma luva no quesito “fantasia feita com um pincel”, são criadas com meia-arrastão. Isso mesmo que você ouviu. “Você estica a meia sobre a pele e passa uma sombra com um pincel grande por cima. É sucesso! As sereias, por exemplo, acabam orbitando entre os tons turquesa, verde, azul e lilás”, assegura a maquiadora. Para cada lugar, porém, existe um tipo de make. Aos foliões dos blocos, maquiagens mais leves resistem ao sol e a agitação. Mas nos bailes à fantasia vale a pena investir numa face completa. “Com tudo o que se tem direito!”, diz ela.

Despojado

(Foto: Clóvis Miranda)

O cabeleireiro Luiz Lima (@espaco_amanda) destaca, por sua vez, que os penteados para o Carnaval devem mais despojados. “Coques, tranças, rabos de cavalo e ondas nos fios caem muito bem”, coloca ele. “Eu recomendo pelo fato de ser penteado práticos , bonitos e que a pessoa pode ficar despreocupada com o cabelo e pular à vontade o Carnaval”, afirma ele, que destaca: “As bandanas , fitilhos, cocás, plumas, entre outros nesse leque de variedades que é o nosso mercado hoje quando o assunto é folia”. Uma dica é começar uma trança normalmente, e no meio dela prender uma fita colorida com um grampo na mecha, assim como ele fez na modelo Ingrid Maciel. “Depois você começa a tecer normal a trança, encaixando as fitas até o fim”, diz ele. É tiro e queda.

Glitter

Neste Carnaval, a campanha #verãopelado está tentando conscientizar as pessoas sobre os riscos da purpurina/glitter ao meio ambiente. A purpurina é feita de plástico e demora cerca de 400 anos para se decompor no meio ambiente, e embora pareça inofensiva, o seu acúmulo acarreta em muito mais lixo para a sua cidade. O glitter, por ser um microplástico, o glitter pode avançar ao mar e ser engolido por animais marinhos, trazendo malefícios a eles. Para continuar brilhando no carnaval sem o uso tradicional do glitter, a dica é usar a versão comestível do plástico, feita de açúcar granulado/refinado e corante, ou usar tinturas-sabonete que fixam um brilho natural à área aplicada.

Produtos

Para a produção, Paula Murta usou:  batom Luanda, da Pausa para Feminices; Dipbrow Pomade "Soft Brown e Moonchild Glowkit "Pink Heart'" (iluminador no rosto e na boca), ambos da Anastasia Beverly Hills; e cílios "Femme Fatale", da GB Cosméticos; e uma meia arrastão para fazer o efeito das escamas sobre a pele.