Publicidade
Entretenimento
Vida

Inspirada no mundo felino, obra aborda o autoconhecimento e a superação

Gatinhos da ONG Bicho Amado foram clicados pelas lentes da fotógrafa Ruth Jucá. A capa do livro ficou por conta do designer Rodrigo Abreu 30/10/2012 às 09:29
Show 1
Inspirada no mundo felino, obra aborda o autoconhecimento e a resiliência
Rosiel Mendonça ---

O fundo do poço pode ser tudo de bom – é no que acredita a escritora e pesquisadora de oráculos Liduína Moura. Ela vai lançar sua mais nova obra, “Oráculo Felidae”, no próximo sábado, dia 3, durante a feira de adoção e bazar da ONG Bicho Amado (OBA), no CSU do Parque Dez. Para este trabalho, que aborda o autoconhecimento e a resiliência, a autora elegeu os felinos como fonte de inspiração.

“Além de representarem magnetismo e força, os felinos são considerados os animais mais resilientes na natureza, daí a crença popular nas sete vidas do gato”, explicou Liduína. “Resistir e sobreviver são as palavras de ordem desse oráculo de bolso. É um livro para quem já foi ao fundo do poço, para quem não foi e para quem não quer ir. A pretensão não é que ele seja uma lei, mas um farol nesse mar que são as emoções diárias”.

“Oráculo Felidae” aborda essas questões de maneira didática e humorada. Segundo a autora, ele se situa entre o drama e a comédia, passando longe do estilo professoral adotado em muitos guias de autoajuda, termo que Liduína prefere substituir por autoconhecimento. “Não é uma obra necessariamente mística. ‘Oráculo’ vem do latim e significa ‘oração’, algo que te liga com o divino. Mas o livro é apenas uma faceta disso, é mais um amigo de bolso”, complementou a autora.

HÁ UMA CIDADE

Estudiosa de oráculos há quase 30 anos, Liduína Moura encontrou uma forma de ajudar as pessoas a lidarem com as adversidades cotidianas. Para ela, no famigerado fundo do poço existe uma verdadeira cidade “pronta para ser descoberta”.  A cidade, no caso, é uma metáfora  para a nossa própria personalidade.

“Mesmo sendo únicos, temos múltiplas personas. Só é possível sair do fundo do poço quando se caminha pela ‘cidade’, e o livro orienta como lidar com isso”, garantiu a autora. Ou seja, “Oráculo Felidae” ensina como possível superar as dificuldades buscando força dentro de nós mesmos.  

FELINOS

Ao longo das páginas do livro, o leitor se depara com sugestões de como usar as 27 cartas que acompanham a obra. Inspiradas no Tarô e nos elementos da natureza, as cartas são ilustradas com fotos de gatos resgatados pela ONG Bicho Amado, na qual Liduína Moura atua como voluntária. A maioria das fotos foram produzidas pela fotógrafa Ruth Jucá, enquanto a capa do livro ficou por conta do designer Rodrigo Abreu.

A escritora se prepara para lançar em breve o livro de gastronomia “Banquete de lendas”, em parceria com a chef amazonense Charufe Nasser, e “Mágica folia”, oráculo inspirado no Carnaval, “para quem acredita que o samba é uma forma de oração”. Ela também já planeja uma segunda edição de “Oráculo Felidae” com o estudo completo que fez sobre o tema.

Serviço

O que é:  Lançamento do livro “Oráculo Felidae”

Onde:  CSU do Parque Dez

Quando:  Sábado, dia 3, das 16h às 19h