Publicidade
Entretenimento
Buzz

Juanes diz em coletiva que tem amizade bonita com Paula Fernandes

Fernandes cantou a música “Hoy Me Voy” ao lado de Juanes no “MTV Unplugged”, e sua participação foi combinada após sugestão da gravadora 28/06/2012 às 09:01
Show 1
Cantor e compositor colombiano Juanes
uol/música ---

O cantor colombiano Juanes veio ao Brasil divulgar seu último disco: “Juanes MTV Unplugged”, e uma das participações especiais do disco e DVD é da cantora brasileira Paula Fernandes, a quem chamou de “divina”.

“Criei uma amizade muito bonita, me senti muito conectado com ela. Aprecio muito sua voz, que é espetacular. Ela é uma moça divina, gosto muito do fato de ser uma compositora, e estou muito feliz de estar aqui para tocar com ela novamente”, disse o cantor durante conversa com a imprensa na quarta-feira (27) em São Paulo.

Fernandes cantou a música “Hoy Me Voy” ao lado de Juanes no “MTV Unplugged”, e sua participação foi combinada após sugestão da gravadora e da descoberta de que Paula havia feito traduções de suas músicas para o português. “A ideia também é fazer essa ponte cultura entre Brasil e países vizinhos, que estão tão próximos e tão distantes ao mesmo tempo por causa do idioma”.

Outra brasileira, Ivete Sangalo, também foi citada pelo colombiano, que se lembrou do show que fizeram juntos no Carnegie Hall, em Nova York. “Foi muito especial, ela tem um talento e uma energia incríveis”, falou Juanes, que revelou conhecer muita música brasileira, e ainda considerar o Sepultura sua banda favorita na época que tocava heavy metal.

Juanes contou que começou a carreira ainda criança, com seis anos, tocando música popular colombiana e outras regionais, mas que “enlouqueceu com o rock” após comprar sua primeira guitarra elétrica aos 13, 14 anos. E depois de 12 anos tocando heavy metal, decidiu “mesclar os dois mundos, o do rock com o folclore”.

“Juanes MTV Unplugged” teve direção musical do compositor, cantor e produtor Juan Luis Guerra Seijas, que apesar dos pedido de Juanes, optou por não cantar ou tocar no álbum. “Juan é um dos maiores músicos que temos em nossa região. Foi um aprendizagem constante e uma maneira diferente de ver a música, totalmente diferente do que havia feito antes”.

A turnê do novo álbum começa no dia 2 de setembro no México e segue pela América Central, América Latina e Europa. E o Brasil também está no plano da turnê do colombiano, que espera voltar em fevereiro ou março do ano que vem.

“Espero que essa primeira visita ao Brasil seja o início de uma relação. Estou muito feliz por estar aqui. É importante, porque esse é um lugar totalmente novo para a minha música. E este disco é como um resumo dos 12 anos que passaram e também a transição para o que virá”, falou o cantor, que visitou o Brasil em 2003 para divulgar o disco “Um Dia Normal”.

Apesar de estar apenas no início da divulgação do “Juanes MTV Unplugged”, Juanes já está pensando no futuro.

“Digamos que quero escrever novas páginas em minha música, arriscar-me mais artisticamente, quero poder experimentar com o rock, mas também com outros gêneros. Depois de gravar este disco, já fizemos algumas canções que sairão no próximo ano. Quero gravar algumas em inglês e, quem sabe, em português. Quero tentar coisas diferentes.

O show

Juanes subiu ao palco do Teatro Geo, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, na quarta-feira (27), com uma formação que incluía piano, percussão, baixo e dois violões.

Numa apresentação vigorosa, passeou por alguns de seus sucessos como “La Camisa Negra”, “Me Enamora” e “Para Tu Amor”, e foi o tempo todo acompanhado pelo público, que ganhou aplausos do músico, que parecia satisfeito por estar diante de uma plateia que mostrava saber suas letras de cor.

Na metade do show, Juanes falou de sua alegria por estar no Brasil e ter novos amigos como a cantora Paula Fernandes, que o acompanhou na canção  “Hoy me voy”, a mesma que gravaram no disco acústico.

Na sequência, tocaram juntos “Eu Sem Você” e, ao final, enquanto Paula agradecia e brincava pedindo para cantar mais uma, o colombiano ergueu a mão, que tinha algumas palavras escritas, e disse em português carregado: “Paula, eu estou apaixonado por você!”. Ao que a encabulada Paula respondeu com: “Não tenho palavras, então vou te fazer uma serenata!”, e atacou com o hit “Pássaro de Fogo”.

Visivelmente emocionado Juanes terminou o show prometendo voltar ao Brasil em janeiro ou fevereiro, antes de cantar a sua já clássica “A Dios Le Pido”. A apresentação teve direito a bis, com “Volverte a Ver” em uma versão piano e voz, dando a entender que voltaremos a vê-lo em breve.