Publicidade
Entretenimento
Vida

Livro com panorama da política de museus no Brasil e no AM será lançado nesta sexta (30)

O livro é voltado ao público em geral, mas é de interesse dos estudantes e profissionais das áreas de Ciências Sociais, História, Turismo, Arquivologia e Museologia 30/11/2012 às 15:34
Show 1
Museu Amazônico
acritica.com Manaus, AM

O panorama da política dos museus no Brasil e no Amazonas será retratado no livro Museus do Amazonas, que será lançado nesta sexta (30), às 19h, no Museu Amazônico, localizado na Rua Silva Ramos, 1036, bairro Centro.  A obra é de autoria da cientista social Rila Arruda e de Marilina da Conceição Bessa.

O livro é voltado ao público em geral, mas é de interesse dos estudantes e profissionais das áreas de Ciências Sociais, História, Turismo, Arquivologia e Museologia.

Na obra, será resgatada a história que parte do primeiro museu e se estende à criação do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, que é vinculado ao Ministério da Cultura (Minc). Uma descrição histórica dos primeiros museus do Amazonas, o Museu Botânico do AM e o Museu Amazonense serão abordados no segundo capítulo.

A análise política museal do Amazonas, a partir de 1997, com o Museu de Numismática, Pinacoteca, MISAM, Museu Tiradentes, Ecomuseu do Seringal, Museu de Arqueologia, Museu Casa Eduardo Ribeiro e Museu do Homem do Norte compõem o terceiro capítulo.  A obra também apresenta uma lista de todos os museus privados e públicos da capital amazonense.