Publicidade
Entretenimento
Vida

Livro que retrata memórias e amor por Manaus será lançado na próxima semana

Para o jornalista Aldisio Filgueiras, a coletânea são mais que textos, "são manifestos de amor pela Manaus de sempre" 08/05/2012 às 21:09
Show 1
Livro "Essa Manaus que se vai", de José Ribamar Bessa Freire
acritica.com ---

Na próxima quarta-feira (17), será lançado, em Manaus, o livro “Essa Manaus que se vai”, do professor José Ribamar Bessa Freire. Trata-se de uma coletânia dividida em seis capítulos, que traz diversas crônicas do cotidiano de Manaus na visão de Bessa.

As apresentações do livro foram feitas pelo poeta Thiago de Mello e prefácio por Aldísio Figueiras. "Vem apreciar a arte de ser Manuel Otávio, o cinema que se entranhou pelos poros do Cosme Ferreira Filho, Jefferson Peres, decência em carne viva, o Christus do professor Orígenes, a alegria de Heyrton de ter e ser um irmão, o Thomazinho Meirelles assassinado pela ditadura, o Geraldo Pin heiro presença viva no coração e na inteligência do autor, os becos de Aparecida, o Chora Vintém, o Pau não Cessa, o Saco do Alferes, e comigo exalta a dignidade da condição humana, ouvindo a Mãe Coragem dona Elisa ameaçada, dizendo – Não tenha medo, não, meu filho, continua a escrever”, retrata o poeta amazonense Thiago de Mello. 

Para o jornalista Aldisio Filgueiras, a coleção são mais que textos, "são manifestos de amor pela Manaus de sempre", define. "É deliciosamente familiar e fator de integração nativa e coletiva a expressão – TAQUI PRA TI! - que descreve a visão de mundo, e os mecanismos de resistência à anomalia/anomia reinante inventados por José Ribamar Bessa Freire, o Babá, em favor da comunhão com seus pares, alunos e tietes. Uma expressão mais contundente que um golpe de borduna no pé do cachaço de quem se mete a besta pra melhor passar e enredar a boa-fé da cabucada, como se diz de Fonte Boa a Oriximiná. Nada mais ex abrupto e eficaz no combate ao farisaísmo de plantão do que desferir um Taqui pra ti, como ele o faz. E é exatamente esse golpe de borduna que chama a atenção para Essa Manaus que se vai...".

A obra estará disponível para venda a partir do dia 17 de maio por meio do site www.institutocensus.com.br/ed  e nas livrarias da cidade a partir do dia 8 de junho.