Publicidade
Entretenimento
Vida

Livro sobre história do Amazonas é lançado por professores da rede pública estadual

Para Amaury Pio, a obra demonstra que os professores da rede pública estadual estão contribuindo para a historiografia da Amazônia que antes era restrita ao meio universitário 08/08/2014 às 22:27
Show 1
O livro é composto de artigos desenvolvidos no curso de mestrado em ‘História Social do Amazonas’ da Ufam
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Os professores da rede pública estadual, Amaury Pio Júnior e Eduardo Gomes da Silva lançaram nesta semana em Manaus o livro “História do Amazonas em 12 olhares”. Organizado pelos dois educadores o livro conta com a colaboração de outros dez professores, dentre eles Lucas Rebelo, também da rede pública estadual.

O livro é composto por 12 artigos, frutos de trabalhos de pesquisa desenvolvidos no curso de mestrado em 'História Social do Amazonas' da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). De acordo com o professor Amaury Pio, o livro tem registro na Biblioteca Nacional e se propõe a servir como fonte de pesquisa para a sociedade e especialmente para professores. “Com linguagem acessível, o livro possui vários temas. Tenho certeza que produções como esta ajudam a enriquecer as aulas”.

Para Amaury, a obra demonstra que os professores da rede pública estadual estão contribuindo para a historiografia da Amazônia que antes era restrita ao meio universitário. “Geralmente, só professores das universidades produzem pesquisas e trabalhos de qualidade. Estamos produzindo um material como esse, mesmo com todos os desafios da sala de aula”, destacou.

Ainda segundo Amaury Pio, os artigos que constam na obra foram reunidos com o objetivo de sanar uma deficiência encontrada por profissionais da área. “Hoje, grande parte dos livros de História do Amazonas são elaborados por pessoas de fora do Estado e nós, como professores, encontramos algumas dificuldades em trabalhar com esse material”, destacou. Como a primeira edição é limitada, no entanto, os interessados em adquirir exemplares podem solicitar por meio do endereço eletrônico: amaurypio@seduc.info.