Publicidade
Entretenimento
Vida

Livro traz resumo de trajetória de mais de 30 personagens femininas de diversos segmentos

Em “Dicas de mulheres inspiradoras” estão relatos de Martha Medeiros, Mônica Salgado, Costanza Pascolato e entre outras 23/01/2016 às 12:04
Show 1
Atuantes em universos tão diferentes estas mulheres possuem histórias de sucesso em comum
JONY CLAY BORGES Manaus (AM)

Elas atuam em universos tão diferentes como tecnologia e esportes ou finanças e moda, porém têm em comum histórias de sucesso na carreira que escolheram para trilhar.

O livro “Empreendedoras.Coaching: Dicas de mulheres inspiradoras que estão no comando de sua carreira” traz o resumo da trajetória de mais de 30 personagens femininas de diversos segmentos. A obra da Editora Leader será lançada na próxima quarta-feira, dia 27, no Livraria Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.

Ao todo, 38 personalidades/ coautoras estão reunidas em “Dicas de mulheres inspiradoras”. Entre eles estão a consultora de moda Costanza Pascolato, a estilista Martha Medeiros e a diretora de redação da revista “Glamour”, Mônica Salgado.

Outros nomes incluem Luiza Helena Trajano, dona da rede de varejo Magazine Luiza; Maytê Carvalho, publicitária e autora do blog Beleza de Farmácia; Priscila Quirós, chef e empresária; e Sônia Hess, empresária e presidente da camisaria Dudalina; para citar algumas. No livro, cada personagem conta a própria história, como explica Andréia Roma, fundadora da Leader e idealizadora do livro.

“O mais gostoso do livro é isso. Você vai encontrar a Luiza Trajano, por exemplo, falando sobre ela mesma, em primeira pessoa. Não sou eu falando de Sônia Hess ou de Costanza. Elas mesmas escrevem suas próprias histórias”, destaca ela, que assina a coordenação do livro ao lado de Geovana Quadros e Fabiana Saad. O prefácio é de Cristiana Arcangeli, empresária e CEO da Beauty’in.

A partir das histórias reunidas no livro, Andréia revela pontos em comum entre as iniciativas empreendedoras femininas. “Os desafios, o ‘fazer acontecer’, a mudança do ruma das próprias vidas – são traços que você vai encontrar em todas as histórias do livro. Superação, você também consegue enxergar. Planejamento, esforço e querer. É muito bacana ler isso em todos os relatos”, assinala ela.

Mulheres no foco

O projeto de “Dicas de mulheres inspiradoras” surgiu há dois anos, quando Andréia, que já tinha a ideia de produzir um livro sobre mulheres, começou a participar de sessões de coaching.“Pensei em utilizar as perguntas feitas nos cursos para apoiar na estrutura do projeto. E disso nasceu o projeto Empreendedoras.Coaching”, recorda a CEO da Leader, que mais tarde convidou Geovana – também na lista de coautoras – e Fabiana para ajudar no trabalho.

A seleção dos nomes, ela relata, levou em conta as histórias de vida e seu poder de influenciar outras leitoras. “Pensamos nas dicas que essa empreendedora teria para inspirar outras mulheres. Trabalhamos o tempo todo em cima de histórias que inspirassem”.

Exemplo e referência

Andréia cita como exemplo disso a trajetória de Luiza Trajano. “Ela inicia a história dela contando como, aos 12 anos, descobriu que gostava de presentear as pessoas. Nas férias da escola, ela ia trabalhar com a família em vendas, e com o dinheiro comprava presentes. Gostei de entender por que a Luiza trabalha hoje com o varejo. Ela começou a trabalhar com vendas aos 12 anos, e desde lá tinha isso dentro dela. Você aprende com pequenas experiências”, comenta a editora.

“A história dela é fascinante. Não fala de tudo, mas conta um pedacinho de como tudo começou, e fala um pouco de futuro. E ela hoje é uma referência”.

“Dicas de mulheres inspiradoras” inclui algumas blogueiras entre suas coautoras – caso de Maytê Carvalho, entre outras.

A inclusão reflete a visão que Andréia defende da rede mundial como campo importante no empreendedorismo hoje. “É um campo da comunicação que tem crescido cada vez mais, e precisa ser valorizado”.

Legados

Além de divulgar histórias das coautoras, Andréia vê a publicação da Leader também como forma de legado. “Muitas pessoas querem transformar suas ideias num legado. Elas querem fazer a diferença”, comenta ela. “E essa transformação se dá numa obra. Hoje elas são inspiração e verdade para outras mulheres”.

Na área editorial e comercial há dez anos, Andréia considera o projeto do livro também como aprendizado pessoal: “Digo que cada livro marca nossas vidas, e esse marcou muito. Foi um grande aprendizado, uma grande experiência”.

Ficha técnica

Empreendedoras Coaching: Dicas de mulheres inspiradoras que estão no comando de sua carreira

Coordenação: Andréia Roma, Geovana Quadros e Fabiana Saadcoautoras Camila Achutti, Chieko Aoki, Costanza Pascolato, Edna e Lucy Onodera, Lethicia Bronstein, Martha Medeiros, Maytê Carvalho e outras

Editora: Leader

Páginas: 320

Projeto gráfico: Lobo

Preço sugerido: R$ 58,90