Publicidade
Entretenimento
Vida

Livros de colorir para jovens e adultos viram febre no Brasil

Mania de colorir também chega à fase adulta. Um dos livros para colorir mais populares é o "Jardim Secreto" 18/04/2015 às 09:19
Show 1
Atualmente, “Jardim Secreto” ocupa o 3º lugar da lista dos mais vendidos do ano
Gabriel Machado Manaus

Quem disse que a arte de colorir é um passatempo somente para as crianças? Repaginando essa prática milenar, a ilustradora escocesa Johanna Bashford vem fazendo história nas livrarias do Brasil e do mundo. Ela é responsável pela obra “Jardim Secreto”, que já possui 1,5 milhão de exemplares vendidos ao redor do globo - dos quais mais de 100 mil somente em terras “brazucas”. O compilado de ilustrações, subtitulado de “caça ao tesouro antiestresse”, é uma aventura com espaços para colorir, com um passeio por jardins, que promete deixar os problemas do dia a dia para trás.

Atualmente, “Jardim Secreto” ocupa o 3º lugar da lista dos mais vendidos do ano da Publish News, perdendo apenas para “Nada a Perder 3”, de Edir Macedo; e “Philia”, do Padre Marcelo; respectivamente 1º e 2º lugares. Sempre ligada à arte, a professora de inglês Lorena Pimentel, 25, leu um artigo sobre o livro de Bashford no ano passado, mas nunca esperou que fosse ser lançado no País. “Desde muito pequena, sempre gostei tanto de colorir quanto desenhar. Se não tinha papel, eram as paredes que sofriam com as minhas obras de arte”, diverte-se ela. “Meus pais sempre me incentivavam, compravam aqueles estojos bem completos de colorir e faziam assinatura de revistas de colorir da Disney para mim e minha irmã”, completa.

Segundo a professora, que terminou há poucos dias a sua primeira página do exemplar - uma coruja, que levou cerca de quatro dias para ficar pronta -, a obra realmente funciona como uma terapia ocupacional. “Quando estou colorindo, não penso nos problemas do dia a dia. Uso toda a minha concentração nos desenhos, que são muito detalhados e requerem a minha atenção total”, confessa Lorena que, animada com “Jardim Secreto”, já encomendou vários títulos semelhantes. “Comprei também o ‘Floresta Encantada’, o ‘Mindfulness’ e o ‘Desenhos de Andy Warhol’. Quero adquirir, ainda, o ‘Arte como Terapia’, que será lançado na terça-feira, e o ‘Grande Livro de Colorir de Mandalas’”, revela.

Resgate da infância

Assim como Lorena, a estudante de Ciências Sociais Ana Cíntia Moreira, 20, também sempre esteve muito ligada ao universo artístico. Ela lembra que, quando menor, chegou a ganhar o mesmo concurso de desenhos três vezes seguidas. “Desenhar e colorir são atividades muito relaxantes e que estimulam a nossa imaginação a criar”, conta a estudante. E foi exatamente essa busca pela calmaria que a levou ao “Jardim Secreto”. “Estava procurando algo para me distrair da rotina muito puxada do dia a dia e descobri a obra. Passei então a buscá-la em diversos sites e a encontrei. Meu livro chega em dez dias”, diz Ana Cíntia, ansiosa. “Tem uma época que a gente rompe com a nossa infância. E eu meio que estou retomando isso. Aquela simplicidade de ‘se desligar’ e não ter que se preocupar com as responsabilidades da vida adulta”.

Lista com 15 opções de livros de colorir para adultos

1- Jardim Secreto. De Johanna Basford

2- Floresta Encantada. De Johanna Basford

3- Jardim Encantado - Livro de Colorir Antiestresse. De Sophie Leblanc

4- Mindfulness - o livro de colorir. De Emma Farrows

5- Mandalas para Relaxar - pintando com Gandí

6- Mandalas para Relaxar - pintando com Van Gogh

7- The Creative Therapy Colouring Book. De Richard Merritt, Hannah Davies & Cindy Wilde

8- Colour Me Good Benedict Cumberbatch. De Mel Elliott

9- Arte-Terapia Anti-Stress - Jardins - 100 imagens para colorir. De Ana Bjezancevic

10- Desenhos de Andy Warhol. Editora Dba

11- Mandalas Mágicas. De Nina Corbi

12- Fantasia Celta. De Michel Solliec

13- Um montão de coisas para achar e colorir. De Fiona Watt

14- Suruba para colorir

15- Mãe, Te Amo Com Todas As Cores. De Christina Rose

Fonte: anoticia.clicrbs.com.br