Publicidade
Entretenimento
Vida

Livros infantis são ótimas opções de presentes para o Natal

O Natal está próximo e a busca por presentes já começou. Para as crianças, a data é uma das mais esperadas: depois de um ano “com bom comportamento”, é a hora de receber os presentes do Papai Noel. Uma opção que engloba conhecimento e diversão pode ser encontrada nos livros infantis. 28/11/2012 às 20:54
Show 1
Livros para a criançada!
acritica.com Manaus (AM)

Segundo Cléo Busatto, escritora e contadora de histórias, livros são uma ótima opção de escolha ao se presentear uma criança no dia do natal. As obras exercitam a imaginação dos pequenos e os preparam para o mundo real. “Um texto de boa qualidade literária auxilia na formação do ser humano, pois conduz a uma vivência simbólica, social e pedagógica”, observa a literária.

Como escolher?

Segundo uma pesquisa encomendada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a venda de livros no Brasil cresceu 7,2% em 2011. Mas todo cuidado é necessário: na hora de escolher o livro ideal para a criança, a atenção deve ser voltada à faixa etária indicada. Até os cinco anos, as obras normalmente possuem efeitos e imagens em quantidade maior do que o texto e necessitam da leitura acompanhada de um adulto. “Um livro como esse, aproxima a criança do “objeto-livro” e atrai os pequenos que não tem a prática da leitura em casa”, complementa Cléo. “Ler para a criança é imprescindível. Na leitura a dois há partilha de afetos, troca de informações e a melhor compreensão do texto”, explica a escritora.

Biblioteca em casa

Formar uma “biblioteca” em casa é uma maneira de incentivo à leitura que traz resultados duradouros. As crianças podem compartilhar as obras com os irmãos e amigos e aumentar o interesse pela prática. “Comentar uma determinada leitura com outros coleguinhas pode fazer surgir novos interesses por assuntos e autores. Consequentemente, novas leituras irão aparecer, num ciclo saudável e divertido”, finaliza Cléo.