Publicidade
Entretenimento
Vida

Longa-metragem 'A Floresta de Jonathas' estreia na Première do Festival do Rio

Além do diretor, marcaram presença na sessão de gala para convidados os atores amazonenses Begê Muniz (Jonathas) e Francisco Mendes (pai de Jonathas), a ucraniana Viktoryia Vinyarska (Milly) e Chico Diaz (Zé dos Patos), que faz uma participação especial no filme 09/10/2012 às 09:52
Show 1
Jonathas é vivido pelo ator Begê Muniz
Rosiel Mendonça Manaus, AM

Na noite desta segunda (08), o Cine Odeon Petrobras, no Rio de Janeiro, deu lugar à estreia mundial do longa-metragem amazonense “A floresta de Jonathas” (Jonathas’ Forest), dirigido pelo cineasta Sérgio Andrade. O filme encerrou a Première Brasil do Festival do Rio e entrou para a história como a primeira produção do Norte do Brasil a participar do evento desde que foi criado, há 14 anos.

Além do diretor, marcaram presença na sessão de gala para convidados os atores amazonenses Begê Muniz (Jonathas) e Francisco Mendes (pai de Jonathas), a ucraniana Viktoryia Vinyarska (Milly) e Chico Diaz (Zé dos Patos), que faz uma participação especial no filme. Outras exibições acontecem até quinta-feira, dia 11, em diversos pontos da capital fluminense.

ENREDO

“A floresta de Jonathas” é um filme que nasceu para colocar a produção audiovisual amazonense em destaque nos circuitos nacionais e internacionais. Produzido pela Rio Tarumã Filmes, distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes e no exterior pela FiGa Films, o filme também foi o primeiro da região Norte contemplado no Edital de Longas-Metragens de Baixo Orçamento da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC).

O enredo traz uma abordagem diferente da Amazônia, sem os estereótipos usuais. Jonathas vive com os pais e o irmão numa área rural do Amazonas onde uma barraca de frutas na estrada é a porta de entrada para o contato com o mundo. Ele e o irmão conhecem a ucraniana Milly e o indígena Kedassere e decidem acampar juntos na floresta, local que serve de cenário para a mais transformadora jornada vivida por Jonathas.