Publicidade
Entretenimento
Vida

Longas-metragens de temática GLBT nas telas do cinema em Manaus

De 26 a 29 de junho, a “Mostra Diversidade de Cinema” vai exibir filmes de temática GLBT no Casarão de Idéias 23/06/2012 às 12:55
Show 1
“Dzi Croquettes” revive trajetória do grupo carioca que agitou a cena cultural nos anos 1970
jornal a crítica Manaus

Quatro longas-metragens de temática GLBT estão na programação da “Mostra Diversidade de Cinema”, que acontece de 26 a 29 de junho no Casarão de Idéias (rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro), com sessões sempre às 18h. A seleção inclui “Dzi Croquettes” (2009), “Os garotos da banda”(1970), “Pecado da carne” (2009) e “Summer storm” (2004). O evento é aberto ao público em geral.

A mostra inicia na terça-feira, dia 26, com “Dzi Croquettes”, documentário de Tatiana Issa e Raphael Alvarez que resgata a trajetória dos atores/bailarinos que se tornaram símbolos da contracultura ao confrontar a ditadura usando a ironia e a inteligência.

No dia 27, quarta, a mostra traz ao público local “Os rapazes da banda”, uma das primeiras produções assumidamente “gay”. Dirigido por William Friedkin, o longa narra a trajetória de oito amigos em Nova York comemorando um aniversário, fazendo um surpreendente retrato das angústias do mundo gay que marcaram o período pré-liberal dos anos 1980.

A religião é o tema de “Pecados da carne”, atração do dia 28. O filme de Haim Tabakman apresenta uma arrebatadora paixão homossexual entre judeus ortodoxos em Jerusalém, trazendo à tona o tabu da homossexualidade na cultura judaica. Por fim, no dia 29, a mostra se encerra com “Summer storm”, comédia de Marco Kreuzpaintner que enfoca a descoberta da sexualidade de um grupo de amigos durante uma colônia de férias.

Premiado
“Pecado da carne” foi premiado no Festival de Jerusalém com o troféu de Melhor Ator, para Zohar Shtrauss. Ele vive o papel principal do longa.