Publicidade
Entretenimento
Vida

Manaus adere ao movimento que chama a atenção para identificar e tratar o autismo

O Amazonas tem uma população de aproximadamente 20 mil portadores da síndrome gerada na gravidez 02/04/2012 às 07:18
Show 1
Teatro vai ganhar iluminação azul dentro de programação do Dia Mundial
jornal a crítica Manaus

No Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo, lembrado nesta segunda-feira (2), várias instituições preparam uma programação especial em adesão ao movimento. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, como o objetivo de chamar atenção para os meios de identificação e tratamento da síndrome.

Em Manaus, o prédio da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o Largo de São Sebastião e o Teatro Amazonas, receberão iluminação azul, a cor que simboliza o transtorno do espectro autista – nomenclatura oficial do autismo.

Em todo o mundo, vários monumentos e grandes construções foram iluminados com esta cor como manifestação em favor da conscientização no dia 2 de abril, como o prédio Empire State, em Nova York, (EUA), a CN Tower, em Toronto (Canadá), a Torre Clérigos no Porto (Portugal).

No Brasil, aderiram ao movimento o prédio do Senado em Brasília, o Cristo Redentor no Rio, Monumento às Bandeiras em São Paulo.

Direitos
O Amazonas tem uma população de aproximadamente 20 mil portadores de autismo. Após a promulgação do projeto de lei de autoria do deputado estadual  Ricardo Nicolau (PSD), que modificou os artigos 244 e 248 da Carta, no ano passado, os autistas ganharam os mesmos direitos oferecidos aos portadores de necessidades especiais.

Pela lei, o Estado deve criar e manter unidades de saúde e educação com tratamento especializado para autistas. Também prevê a oferta de exames de diagnóstico precoce da deficiência entre um e três anos de idade.

Outro ponto determina o encaminhamento a tratamentos de fonoaudióloga, psicologia, fisioterapia, neurologia e educação física adaptada.

Programação
A Associação dos Amigos dos Autistas do Amazonas também realizará uma programação direcionada na primeira semana de abril envolvendo seus alunos, familiares e a sociedade em geral.

Nesta segunda (2), haverá uma missa de ação de graças na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, às 8h. Para seus alunos a AMA-AM organizou dois passeios, amanhã para o City Park, na AM 010, e na quarta-feira, para a Cidade da Criança, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul.

Aderindo à responsabilidade social, o Boi Caprichoso, por meio do levantador de toadas David Assayag, e do apresentador Junior Paulain, participa da campanha no Amazonas.
    
Doença é associada a infecções virais
O autismo se caracteriza por déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse.  Tais aspectos podem ser observados antes dos três anos de idade do ser humano.

As causas da deficiência estão associadas a infecções virais durante a gravidez, falta de oxigênio no nascimento, entre outros. Em Parintins, a Escola de Artes “Irmão Miguel de Pascalle” participa do programa.