Publicidade
Entretenimento
Até o Tucupi

Manaus se prepara para mais uma edição do Festival Até o Tucupi

Lançamento do festival será no sábado, no Aomirante Bar, com Cabruêra(PB),Alaídenegão e Mezatrio 07/06/2012 às 09:48
Show 1
Músicos da Cabruêra unem rock a ritmos do Nordeste
Virgílio Simões Manaus

Sábado, dia 9, tem lançamento do Festival Até o Tucupi. O evento de artes integradas organizado pelo Coletivo Difusão chega à sua sexta edição anual e reúne artistas locais e nacionais que atuam no Circuito Fora do Eixo. O local é o bar Aomirante, e a programação inicia às 22h, incluindo mostras de fotografia, audiovisual, música, teatro e circo.

 O artista paulistano Felipe Peçanha estará no festival, apresentando seu trabalho com video mapping, a técnica de realizar grandes projeções de imagens sobre superfícies arquitetônicas, como prédios, monumentos, fachadas, ruas e construções. Uma retrospectiva histórica do festival também será montada no local: são fotos, vídeos, cartazes e vinhetas, contando a história das cinco edições anteriores do Até o Tucupi.

 Rock e regional

Três bandas sobem ao palco do festival. A primeira é a Alaídenegão, às 23h. A banda vem criando fama na cidade e já levou sua mistura de rock, música regional, carimbó e samba para vários estados do Norte e Nordeste. Mezatrio é a segunda banda, e toca seu rock alternativo de qualidade. Os intervalos dos shows são entregues à DJ Luana Aleixo, parceira de longa data do Difusão. Ela trabalhará com músicas que se encaixem no clima da festa, explorando ritmos regionais, samba e eletrônica.

Alaídenegão abre os shows do Festival

A banda paraibana Cabruêra faz o encerramento do festival. Há 14 anos em atividade, eles produzem um som muito pessoal, mesclando rock, jazz e psicodelia com o cancioneiro popular nordestino, baião e xote.

Allan Gomes, um dos coordenadores do Difusão, considera simbólica a reunião dos três grupos: “Eles compartilham nossa proposta de investir na profissionalização e divulgação das bandas que atuam no circuito alternativo, com respeito a suas concepções estéticas próprias”.

Mezatrio também vai se apresentar no Festival

Festival em setembro

 O festival será oficialmente realizado em setembro, quando ocupará diversos espaços da cidade. A prévia deste sábado marca o início das atividades e o lançamento do primeiro de quatro editais que o Difusão deverá disponibilizar aos músicos locais. Os próximos serão para produções em audiovisual, artes cênicas e artes visuais.