Publicidade
Entretenimento
ensaios Lulu

Maratona de ensaios para estreia de “ Lulu” no Festival Amazonas de Ópera

 Ópera marca abertura da XVI edição  do Festival Amazonas de Ópera no Teatro Amazonas 11/04/2012 às 18:30
Show 1
Ensaios do espetáculo " Lulu" que abre programação do XVI Festival Amazonas de Ópera
acritica.com Manaus

Ensaios diários marcam a preparação de todos os envolvidos na ópera “ Lulu” que abre a programação do Festival Amazonas de Ópera (FAO) de 2012.  O Festival está na 16ª edição e abre com uma montagem inédita da ópera “ Lulu” do compositor austríaco Alban Berg. A ópera será apresentada pela primeira vez no dia 20 de abril, às 20h, no Teatro Amazonas.

Os ensaios acontecem de domingo a domingo, das 09h às 22h. A dedicação é total. Todos estão bem empenhados e entusiasmados para a estreia”, conta Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do FAO.

Nunca antes executada em solo brasileiro, “Lulu” é uma das óperas mais emblemáticas de toda a história do repertório operístico. “Ter uma ópera como esta na nossa programação é mais um marco no Festival Amazonas de Ópera, que sempre tem apresentado títulos inéditos no país. Hoje, nosso Festival de Ópera é considerado pela crítica internacional, Revista- Der Neuer Merker, Áustria, como o mais importante ao Sul do Equador”, comenta Marcelo de Jesus, diretor artístico adjunto do FAO.

Na ópera “Lulu” a direção musical e regência são de Luiz Fernando Malherio, direção cênica é do argentino Gustavo Tambascio, cenários de La Tintota, figurinos de Rosa Magalhães e iluminação de Fábio Retti. Dividindo o fosso estarão as Orquestras Amazonas Band e Amazonas Filarmônica, com o pianista Alfredo Abati.

Estreando no Festival, a soprano Anke Berndt (Alemanha), as mezzo-sopranos Ulrika Tenstam (Suécia) e Carolina Faria (Brasil), o baixo-barítono Matteo de Monti (Amsterdã) e o tenor Gilberto Chaves (Brasil) contracenam com vetereanos do FAO, os baixos Pepes do Valle (PR), Roberto Paulo (AM) e Murilo Neves (RJ), os tenores Flávio Leite (RS) e Juremir Vieira (PR), os barítonos Vinícius Atique (SP) e Eduardo Amir (SP) e as mezzo-sopranos Elaine Martorano (AM) e Andréia Souza (SP), a soprano Tamar Freitas (AM).    

A ópera Lulu também vai ser apresentada nos dias 22 e 28 de abril.