Publicidade
Entretenimento
Vida

Márcio Atalla dá dicas para perder peso mais rápido e com saúde

Duas datas comemorativas são bastante estimulantes para a perda de peso: o réveillon e o Carnaval. O preparador físico garante que com foco e determinação é possivel entrar em forma com entre 30 e 60 dias. Comece já seu projeto verão! 28/11/2015 às 12:50
Show 1
Márcio Atalla foi um dos participantes do Fórum de Saúde, que ocorreu essa semana em SP
Lídia Ferreira São Paulo (SP)

Geralmente, o verão chega ao hemisfério  sul, onde está amaior parte do Brasil, por volta de 21 de dezembro e se estende até 20  março. Em contagem regressiva a partir de hoje, será que dá tempo de ficar em esforma para a estação? “Dá tempo sim, principalmente se focar para janeiro”, garante o educador físico Márcio Atalla, participante do Fórum de Saúde da Abbott.

Duas datas comemorativas são bastante estimulantes para a perda de peso, muito mais que o verão em si: o réveillon, no final de dezembro, e o Carnaval, em fevereiro. Por isso, Márcio Atalla garante que com foco e determinação é possivel entrar em forma entre 30 e 60 dias.

“Engana-se quem pensa que é pouco tempo: é bastante tempo, são muitos dias. A diferença está num grande segredo: a regularidade. É preciso seguir as instruções e fazer a atividade regularmente, principalmente para quem quer perder peso rápido”, explica

O bom e conhecido tripé que envolve dieta, descanso e exercícios físicos são fundamentais para esse processo. Com relação à alimentação, é essencial buscar um médico e/ou nutricionista. “Muito cuidado com as dietas ‘milagrosa’, elas podem ter um efeito contrário e ainda trazer problemas de saúde. Esse ponto é fundamental para o atingir o  emagrecimento”, explica Atalla.

Dormir bem, entre seis a oito horas por dia, também ajuda a perder peso, principalmente para quem está fazendo esportes. E por falar nisso, Márcio Atalla é taxativo quando o assunto é mudar os números da balança:

“Movimente-se. É preciso fazer atividade física e volto a reforçar: com regularidade. Tem que ser todos os dias ou quase todos, se você quer alcançar um objetivo em pouco tempo. Fazer movimento é saúde”. Outro alerta do personal é não passar do limite na hora da atividade física: “Cuidado com exageros, se você exagerar para alçar sua meta em um ou dois meses pode causar uma lesão, e isso é você jogar contra o seu objetivo e sua saúde”, conta.

De acordo com Márcio Atalla, fazer movimentar-se entre 30 minutos e uma hora, todos os dias, é um dos pilares do emagrecimento em pouco tempo. “Varia também de cada organismo, pessoas mais bem preparadas podem fazer mais tempo de atividade. Mas uma coisa relevante é a intensidade. Quando você faz exercício de alta intensidade, que te levam a exaustão, você tem que fazer um tempo muito menor, pois vse não você começa a ter problemas”, explica.  “Se fizer até 60 minutos por dia, você estará muito bem, será muito produtivo para o corpo”. 

Aos leitores do VIDA & ESTILO, Márcio Atalla sugere cinco exercícios práticos, que podem ser feitos até em casa e são capazes de gerar resultados em pouco tempo. Confira:

Subir escadas 

Esqueça os elevadores e as escadas rolantes. Subir escadas é tão eficiente quanto a corrida. É uma atividade com grande gasto calórico e pouco impacto para as articulações. “Para você ter ideia, com 20 minutos de escada você vai ter o mesmo gasto calórico que uma hora de corrida, em média, 250 calorias”, diz Atalla. Ele ressalta que algumas academias têm aparelhos que simulam essa ação e também reforça que descer a escada pode trazer problemas às articulações: “O foco é subir, e não descer. Desça devagar”, diz.

Musculação e pilates 

Não pense que só os exercícios aeróbicos são fundamentais, é preciso fortalecer os músculos e estimular o ganho de massa magra. “Escolha qualquer tipo de atividade que  proporcione ganho de massa muscular, como ginástica localizada, pilates ou musculação porque ter massa muscular é  importante”. 

Agachamento 

Fazer o exercício de agachamento exige, em especial aos iniciantes, um acompanhamento profissional e é recomendado para quem não tem nenhuma restrição na coluna vertebral ou joelhos. “Requer certo cuidado com a postura, coluna e articulações dos joelhos, mas é muito eficiente para a musculatura e perda de peso. Ele tem uma série de vantagens”, explica Atalla.

Pular corda

Outra grande aliada da perda de peso é a corda. É eficiente e traz muito resultado. “Não pode faltar, você pode fazer em casa, é muito prático e em 15 minutos você vai queimar uma quantidade de calorias absurdas, tem um super resultado cardiovascular, ainda pega musculatura de bumbum e pernas”, enfatiza. Apenas 15 minutos pulandocorda faz a pessoa perder entre 200 e 250 calorias.

Caminhada  

Dependendo da intensidade da pessoa, uma hora de caminhada ou corrida gera uma perda entre 200 e 250 calorias. “Caminhar ou correr dentro da sua possibilidade é maravilhoso pois ajuda tanto no emagrecimento quanto na sua evolução cardiovascular respiratória”, explica. Um bom tênis, com amortecedor, atenção a respiração e manter o ritmo também são boas dicas para um resultado satisfatório.

*A jornalista viajou a convite da Abbott