Publicidade
Entretenimento
Vida

Ministério da Cultura promove a 10° Semana Nacional dos Museus

 “A missão dos museus é transmitir o saber por meio das raízes, com o resgate da memória”, ressaltou a diretora de museus da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Nazarene Maia 08/05/2012 às 08:06
Show 1
Museu Casa Eduardo Ribeiro
Mellanie Hasimoto ---

Com um mundo em constante transformação, nada mais justo que olhar para o passado para entender onde estamos hoje. E é aí que entram os museus, mostrando seu papel importante nesse processo de evolução. Por conta disso, o Ministério da Cultura promove a 10ª Semana Nacional dos Museus, entre os dias 14 e 20 deste mês. Em Manaus, 12 instituições participam da programação, com palestras, visitas, exposições e espetáculos para o público. “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações” é o tema da edição deste ano. Com tantas transformações sociais, o primeiro desafio dos museus é refletir sobre seu papel nesse mundo em movimento. “A missão dos museus é transmitir o saber por meio das raízes, com o resgate da memória”, ressaltou a diretora de museus da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Nazarene Maia.

Diante desta perspectiva, todos os museus sob coordenação da SEC participam da programação. No Museu Casa Eduardo Ribeiro, entre 9h e 17h, o visitante pode conferir a exposição cenográfica de época, onde é possível vislumbrar o ápice da história do Amazonas, conhecendo a trajetória do ex-governador Eduardo Ribeiro. Entre os dias 16 e 18, das 18h às 19h30, acontece o sarau, com concerto de piano e flauta na Sala Brestilau de Castro. Já no Museu da Imagem e do Som, a programação conta com exibição de filmes temáticos, com foco nas transformações constantes no mundo, para as escolas públicas com alunos na faixa etária de 5 a 15 anos.

O Museu Amazônico, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai fazer a abertura no dia 14, a partir das 9h, com uma apresentação às escolas, além de visitas guiadas e outras atividades pedagógicas. No dia 17, das 14h às 16h, tem apresentação de músicos locais, e no dia 18 acontece contação de história, exposições, entre as 9h e 11h. O Museu da Rede Amazônica, além de dispor de um acervo que conta a história do jornalismo no Amazonas, vai trazer ainda um espetáculo teatral, cujo roteiro mostrando que o Museu é um espaço de novas inspirações. Este ano, a única cidade do interior do Amazonas que participar da Semana Nacional de Museus é Parintins. O Instituto Memorial de Parintins (Impin) participa com exposições de artes plásticas, além de palestra, oficina, seminário e show. Um evento que merece destaque é o encontro que acontece no bairro São Vicente de Paulo, onde contadores de histórias, versadores e poetas vão mostrar ao público as vivências e particularidades da cidade de Parintins.

Conhecimento

 “Muita gente desconhece que Manaus foi a primeira cidade do País a ter energia elétrica, a ter bonde. Essas curiosidades podem ser vistas nos museus da cidade, e os museus desafiam os visitantes a se colocarem naquelas épocas. Nós precisamos dos museus para retratar o presente e projetar o futuro. As pessoas precisam acabar com a ideia de que museu é lugar de coisa velha”, finalizou Nazarene. Os museus da SEC têm entrada gratuita, a exceção do Museu do Teatro Amazonas e o Museu Seringal Vila Paraíso, que cobra uma taxa de manutenção de R$ 5. A programação completa pode ser conferida no site www.museus.gov.br.