Publicidade
Entretenimento
Mova-se segundo dia

Mostra de Dança " Mova-se" vai ter performances no centro de Manaus

No segundo dia do festival amazonense artistas vão fazer performances na Praça da Saudade e no Teatro da Instalação 14/06/2012 às 11:45
Show 1
Ricardo Marinelli vai encerrar a performance " Não alimente os animais", na praça da Saudade
jornal A Crítica ---

O segundo dia de apresentações do 3º Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios, começa nesta quinta-feira (14), a partir das 16h, na Praça da Saudade, Centro, com a apresentação do espetáculo “Não alimente os animais” do paranaense Ricardo Marinelli. A obra tem como objetivo tirar debaixo do tapete assuntos relativamente incômodos – como homofobia e a venda do corpo ideal para modelos –, reivindicando o direito do ser humano ser “bizarro”, como o próprio coreógrafo faz questão de ressaltar. O evento é aberto ao público.

Um pouco mais tarde, às 19h, no estacionamento do Teatro da Instalação, Centro, os amazonenses abrem a mostra principal do Mova-se com “Sombras e traços”. Trata-se de um ensaio de movimento, som, sombras e luz, utilizando o corpo como suporte para pintura a partir das descobertas das sombras e do movimento do corpo. São dois personagens que descobrem possibilidades de registro do corpo e passam a interagir entre si, deixando marcas de sua passagem sobre uma superfície.

Mineira e goianos

 Às 20h, já no palco do Teatro da Instalação, a bailarina mineira Dudude Herrmann encena “Pedaço de uma lembrança”, uma releitura de um trabalho coreográfico feito para o Grupo Trans-Forma de Graciela Figueroa, em 1976. “Pedaço de uma lembrança” estreou no Festival 1,2 na Dança, em outubro de 2004, com o intuito de homenagear Marilene Martins, fundadora do Grupo e Escola Trans-Forma.

 A programação da noite se encerra na sala CDA, dentro do próprio teatro, com a apresentação de “Rubro”, de Goiânia. Concebido e dirigido por Renata Lima, a ideia do espetáculo é mostrar o sangue em seus diversos momentos, desde o universo feminino até a mitologia dos orixás.