Publicidade
Entretenimento
Buzz

Mulher de Chico Anysio diz que é doloroso ver o humorista preso ao silêncio

Em sua mensagem, Malga agradece o apoio e respeito dos fãs e informa que Chico continua se alimentando e respirando por aparelhos 16/03/2012 às 10:22
Show 1
Malga Di Paula e Chico Anysio no apartamento do casal, no Rio de Janeiro
uol/televisão ---

A empresária Malga Di Paula, mulher de Chico Anysio, publicou na madrugada desta sexta-feira (16), em seu Facebook, um mensagem sobre o estado de saúde do humorista, internado há 106 dias no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

Em sua mensagem, Malga agradece o apoio e respeito dos fãs e informa que Chico continua se alimentando e respirando por aparelhos."A boa notícia é que ele está há alguns dias respirando muito melhor e já com a ajuda de um aparelho portátil, o que possibilitaria a saída do CTI. Isso ainda não aconteceu por precaução e cuidados médicos, já que ele ainda está fazendo uso de antibióticos".

O tubo que o ajuda a respirar também impede que o humorista fale, explicou Malga. "Por isso, nos comunicamos através da leitura labial e isso tem sido muito doloroso pra mim. Quando olho pra ele e sei que consegue fazer mais de 200 vozes diferentes, mas está preso ao silêncio, acho que todos na indústria do cigarro, deveriam ser condenados por genocídio e crimes contra a humanidade". Ela também explicou que o marido tem enfisema pulmonar, "doença causada pelo uso do cigarro". 

Após fazer um apelo ao fumantes e à indústria tabagista, Malga afirmou que a volta do humorista para casa está próxima. "Temos coisas a fazer juntos ainda e sei que a vida será generosa conosco. Porque? Porque temos fé, muita fé..."

Leia o comunicado de Malga na íntegra:

Caro Público, Fãs do Chico e Amigos,

Outra vez passo uma mensagem de forma “coletiva”, pela impossibilidade em responder a todas as perguntas individuais sobre “como está o Chico?”

Mais uma vez grata pelo apoio e consideração e em respeito a todos vocês que o amam e que se preocupam com ele, sinto ser importante responder.

Como falei na mensagem anterior, boletins médicos são passados todos os dias para a imprensa, mas de pedaço em pedaço, as informações se perdem e o público acaba por não receber ou não entender as notícias. Importante considerar também, que cada jornalista acaba por interpretar o boletim de uma forma diferente.

Hoje, dia 15 de março de 2012 faz 105 dias que Chico está internado, exceto por uma noite (em 21 de dezembro), quando tivemos a felicidade de estarmos juntos em nossa casa. Dia 22 de dezembro ele internou no CTI com hemorragia digestiva e na tarde de natal, passarmos juntos com a família no quarto do hospital. Apenas um dia depois, ou seja, no dia 26 de dezembro de 2012 ele voltou para o CTI, onde continua até agora.

Bem, outra vez respondendo, “Como está o Chico?”

Se vocês lerem a nota que emiti anteriormente, verão que em 2012 ele já passou por uma cirurgia intestinal de extrema urgência, hemodiálise e várias infecções. Desde a última nota em 27 de fevereiro, o quadro infeccioso piorou muito e ele chegou a estar com septicemia. Fomos comunicados pelos médicos que estavam sendo usados os últimos antibióticos do mercado.

Claro que o uso destes poderosos medicamentos e as intervenções de grandes profissionais, foram fundamentais para ajudarem o Chico, mas sonho repetidamente, nas poucas noites que durmo, que ele está deitado numa rede branca, tecida de orações e energias positivas. Nestes sonhos a rede está numa das paradisíacas praias do Ceará, amarrada entre dois coqueiros e a brisa mansa que a balança é nada menos do que a força do amor. Acho que esse sonho repetido é a forma que os anjos encontraram para nos trazerem estes presentes que vem de todos os cantos do mundo.

Ele continua se alimentando através de uma gastrostomia e respirando pela traqueotomia (tubo inserido na garganta). A boa notícia, é que ele está há alguns dias respirando muito melhor e já com a ajuda de um aparelho portátil, o que possibilitaria a saída do CTI. Isso ainda não aconteceu por precaução e cuidados médicos, já que ele ainda está fazendo uso de antibióticos.

Este tubo na garganta ainda impede que ele fale, por isso, nos comunicamos através da leitura labial e isso tem sido muito doloroso pra mim. Quando olho pra ele e sei que consegue fazer mais de 200 vozes diferentes, mas está preso ao silêncio, acho que todos na indústria do cigarro, deveriam ser condenados por genocídio e crimes contra a humanidade.

Chico é uma das vítimas de uma geração desinformada que usava o cigarro por uma questão de charme... Mas com todas as informações e advertências, quem continua fumando hoje, deveria pagar o dobro de impostos e contribuir o dobro com a Previdência Social, porque eu sei através de estudos, são as vítimas dos malefícios do cigarro que gastam grande parte das parcas verbas destinadas à saúde pública.

Descarregada um pouco minha raiva do tabaco, volto para dizer que Chico está melhorando e que nossa volta pra casa está cada dia mais próxima. Temos coisas a fazer juntos ainda e sei que a vida será generosa conosco. Porque? Porque temos fé, muita fé... (Respeitando a crença e religião de todos, quero deixar um registro de agradecimento a São Jorge, meu protetor).

Chico é portador de Enfisema, doença causada pelo uso do cigarro - NÃO FUME