Publicidade
Entretenimento
Buzz

Músico do Men At Work é encontrado morto em sua casa na Austrália

A polícia não deu detalhes sobre a causa da morte, mas confirmou que está investigando o caso 19/04/2012 às 10:43
Show 1
Integrantes do Men at Work posam com estatueta do Grammy na categoria melhor artista novo (22/02/1983)
uol/música ---

O flautista e saxofonista da banda Men At Work, Greg Ham, foi encontrado morto em sua casa por amigos na manhã desta quinta-feira (19), em Melbourne, na Austrália.

A polícia não deu detalhes sobre a causa da morte, mas confirmou que está investigando o caso. "Há um número de aspectos inexplicáveis que provocou nossa presença aqui, e nós estamos apoiando detetives que determinarão o que ocorreu", disse o sargento Shane O'Connell.

De acordo com amigos, o músico vivia sozinho na casa. Um vizinho, John Nassar, disse que conhecia o músico há 30 anos e que ele era uma pessoa adorável. "Era um ser humano adorável, nunca julgava ninguém", afirmou. Ham deixa dois filhos.

O líder do Men At Work, Colin Hay, divulgou comunicado falando sobre a amizade que tinha por Ham. Os dois se conheceram em 1972. "Tocamos em uma banda e conquistamos o mundo juntos. Ele é um homem bonito. Estará aqui para sempre", disse Hay.

Acusação de plágio

A música "Down Under" foi um dos primeiros sucessos da band, em 1980, mas no final de 2011 Ham e seus colegas do Men At Work perderam uma batalha judicial para provar que não roubaram o famoso riff de flauta da música de uma canção infantil.

O juiz Peter Jacobson decidiu que a melodia de flauta de "Down Under" replicava uma parte substancial da música "Kookaburra", de Marion Sinclar. O juiz condenou a gravadora do Men at Work, a EMI Songs Australia, e os compositores de "Down Under" Colin Hay e Ron Strykert, a pagar à gravadora Larrikin Music 5% dos royalties ganhos com a música desde 2002 e também de seus futuros lucros.

"Down Under" está no álbum "Business As Usual," que alcançou o primeiro lugar nas paradas australianas, americanas e britânicas em 1983. Naquele ano, o Men at Work ganhou o Grammy de Melhor Novo Artista.

*Com informações da AP e jornais australianos.