Publicidade
Entretenimento
Vida

No Dia Internacional do Idoso anciãos dão exemplo de disposição na cidade de Manaus

Acostumados a escutar os estereótipos da sociedade ‘jovem’, os idosos estão procurando, cada vez mais, meios para evitar as principais doenças geralmente atribuídas aos segmentos da terceira idade 01/10/2012 às 08:53
Show 1
Aula de Hidroginástica
GABRIELE BESSA ---

No dia primeiro de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o propósito de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

Acostumados a escutar os estereótipos da sociedade ‘jovem’, os idosos estão procurando meios para evitar as principais doenças geralmente atribuídas aos segmentos da terceira idade. Doenças como perda de memória, problemas cardiovasculares, derrame, pneumonia, osteoporose, entre outros, são sintomas que podem ser revertidos conforme mudanças nos hábitos diários.

Em meio a estudos e pesquisas, foi comprovado que 50% dos fatores que levam à vida saudável são provenientes do estilo de vida. Portanto, neste dia dedicado aos idosos, seguimos nesta matéria com algumas dicas de saúde e sugestões de entretenimento para os anciões.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2025 eles devem representar 12,2 % da população do País. Cada vez mais independente, a melhor idade busca conquistar o bem estar aliando a atividade física com alimentação saudável.

Nos anos 60 a expectativa de vida era de 48 anos, e hoje chega a 73. O sedentarismo não faz mais parte da vida de muitos idosos. Alguns vovôs e vovós, após a aposentadoria procuram se ocupar, se exercitar e principalmente curtir o restante da vida. Sugestões para alcançar a longevidade com qualidade de vida não faltam:  Boa alimentação; Exercícios físicos; Horas de descanso; Bom humor; Boas amizades; Evitar o estresse; Ter metas e objetivos; Exercitar o cérebro, Ter fé e muitos outros fatores de bem estar.

Terceira Idade e exercícios físicos

Quando pensamos em academia, musculação e qualquer tipo de exercício físico, a primeira coisa que vem à cabeça é a imagem de uma bela jovem ou de um garotão musculoso. Isso já mudou. Um levantamento da Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil) mostra que 30% dos frequentadores de academias têm mais de 60 anos de idade, o equivalente a 1,8 milhão de pessoas. Há dez anos, essa proporção não chegava a 5%. 

Com o levantamento podemos observar que os idosos estão atentos à importância dos exercícios físicos, e ao contrário do que muitos pensam, nunca é tarde para iniciar a prática das atividades. Mesmo quem nunca fez nenhum tipo de exercício periódico pode e deve começar o quanto antes.  

A fisioterapeuta Luciana Negreiros da Fundação Dr. Thomas, explica em entrevista exclusiva ao portal acrítica, a importância e cuidados necessários na hora de se exercitar, além de pontuar dicas importantes dos fatores que alteram as condições de vida nas pessoas de idade avançada.  

Benefícios das atividades físicas na melhor idade: 

-   Melhora do equilíbrio

 -  Melhora da flexibilidade

 -  Aumento do reflexo

 -  Aumento da velocidade

 -  Melhora da autoestima

 -  Contribui na manutenção e aumento da densidade óssea

 -  Independência física

 -  Combate à insônia e depressão

 -  Combate à diabetes, artrite, artrose e doenças cardíacas

Quer exercitar o corpo, a mente e alma? Então fique por dentro dos locais mais procurados pelos idosos em Manaus

Centro de Convivência do Idoso (Ceci – rua Wilkens de Matos, bairro Aparecida, zona sul).

Fundação Dr. Thomas (rua Dr. Thomas, 798, Nossa Senhora das Graças, próxima à rotatória da rua Maceió).

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandu, bairro Cidade Nova, zona norte).

Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, bairro Santo Antônio).

Centro de Convivência da Família 31 de março (rua 21, bairro Japiim, zona centro-sul).

Centro de Convivência da Família Maria de Miranda Leão (rua Loris Cordovil, bairro Alvorada I, zona centro-oeste).

Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo (rua Itaeté, nº 200, bairro Amazonino Mendes, zona norte).

Centro de Convivência da Família André Araújo (rua 5, conjunto Costa e Silva, bairro Raiz, zona Sul de Manaus).

Sobretudo, seguindo as dicas mencionadas, a hora de curtir a melhor idade é agora, sempre com bom humor e disposição, o melhor a ser feito é apreciar os momentos da melhor forma possível, com bons hábitos diários e comprometimento com a vida.

Feliz Dia do Idoso!