Publicidade
Entretenimento
Buzz

No Festival de Verão, Claudia Leitte homenageia Jorge Amado, e Jorge e Mateus cantam Adele

Segunda atração da noite no palco principal, Claudia Leitte chegou ao Parque de Exposições de Salvador com um figurino fazendo uma referência ao autor de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", vestida com uma calça branca, blusa de renda com uma imagem do escritor e flor no cabelo 26/01/2012 às 11:51
Show 1
Micareta com shows de Claudia Leitte e Naldo, no Luso Brasileiro, em Campo Grande – RJ (08/01/2012)
UOL/MÚSICA ---

No ano em que completaria o seu centenário de nascimento, o escritor brasileiro Jorge Amado foi homenageado nesta quarta-feira (25), na abertura da 14ª edição do Festival de Verão. Segunda atração da noite no palco principal, Claudia Leitte chegou ao Parque de Exposições de Salvador com um figurino fazendo uma referência ao autor de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", vestida com uma calça branca, blusa de renda com uma imagem do escritor e flor no cabelo.

 "Acho que seria uma ousadia viver uma personagem de Jorge Amado, mas, se eu pudesse viver alguma delas, seria Perpétua, da obra Tieta [do Agreste]", afirmou a cantora. Em nome da família, Jorge Amado Neto agradeceu a homenagem. "Onde meu avô estiver ele vai estar feliz em ser homenageado por uma grande cantora como você, Claudia", disse ele.

 No palco, Claudia Leitte antecipou o Carnaval de Salvador. Com um vestido azul, salto alto e flor na cabeça, figurino inspirado em "Gabriela", uma das mais conhecidas personagens de Jorge Amado, a artista, acompanhada por oito dançarinos, interpretou os seus maiores sucessos, pediu para "homens e mulheres solteiros terem mais pegada" e convidou Tuca Fernandes, ex-vocalista da banda Jammil, para dar uma canja. "A gente se conhece há muito tempo, tocávamos violão e trilhamos o mesmo caminho, a música baiana. Ela, Ivete e outros, como o Chiclete, estão me dando muita força nesse recomeço", disse Tuca Fernandes.

 Ao final de seu show, Claudia Leitte pediu para o público interpretar uma parte de "Na Baixa do Sapateiro", de Ary Barroso. Imediatamente, os foliões cantaram "Ô Bahia, Bahia que não me sai do pensamento". Ainda no repertório de Claudia Leitte, duas releituras musicais da obra de Jorge Amado: "Modinha para Gabriela", de Dorival Caymmi, e "A Luz de Tieta", de Caetano Veloso.

Adele e Teló por Jorge & Mateus
Com quase uma hora de atraso em relação à programação oficial, o Festival de Verão começou com a apresentação da dupla Jorge & Mateus. No show, os dois cantores interpretaram duas músicas que estão nas listas das mais executadas em muitos países: "Rolling In the Deep" (Adele) e "Ai, Se Eu Te Pego" (Michel Teló). "Obrigado pela festa maravilhosa. Nos anos anteriores deu tremedeira, mas agora está tudo tranquilo", disse Mateus. No show, a dupla contou com a participação especial do cantor sertanejo Gusttavo Lima, que interpretou o hit "Balada Boa". 

 Antes de os sertanejos românticos entrarem no palco principal, um ritual comum nas festas populares da Bahia aconteceu: sambistas e "baianas" com trajes típicos usaram água de cheiro para pedir "paz, alegria e prosperidade" para todos os foliões.

 James Blunt e Banda Eva
Atração internacional do festival, o cantor James Blunt disse, em entrevista coletiva, que está "impressionado com o Brasil porque o país tem pessoas que sempre estão com um sorriso estampado nos rostos". Segundo o artista, na Inglaterra, onde nasceu, "as pessoas são diferentes, mais sérias". Ainda na entrevista, James Blunt contou que não conhece a música brasileira. "É por isso que fiquei muito animado para fazer shows no país", disse o cantor, que encerrou a sua turnê no Brasil na madrugada desta quinta-feira (26). Ao cantar "You’re Beautiful", James Blunt foi acompanhado pela multidão.

Penúltima atração do primeiro dia do festival, a Banda Eva manteve a axé music na programação do evento. O cantor Saulo Fernandes levou para o palco quatro convidados especiais: Edson Gomes, Lazzo Matumbi, Magary Lord e o grupo de rap Simples Rap'ortagem. Em seguida, o cantor Jau subiu ao palco interpretando as músicas do seu último CD, "Aplausos Para o Sol", e algumas composições de Gilberto Gil, Toquinho, Zeca Baleiro e Legião Urbana.

 Para garantir a segurança dos 200 mil foliões que devem passar pelo Parque de Exposições nos quatro dias do evento, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) instalou 20 câmeras em todos os palcos e nas áreas de convivência. Além das câmeras, 400 policiais militares, 42 civis e 1.350 seguranças de empresas particulares estão trabalhando no festival. 

 Em outra frente para combater a violência, o DPT (Departamento de Polícia Técnica) instalou um posto avançado dentro do Parque de Exposições. No local, dois peritos trabalham em regime de plantão para fazer exames de constatação de drogas e emitir o laudo no mesmo dia. "Vamos agilizar a lavratura de flagrantes, caso haja necessidade", afirmou Maurício Barbosa, secretário da Segurança Pública da Bahia.

 Nesta quinta-feira (26), segundo dia do festival, as atrações do palco principal são Vanessa da Mata, Capital Inicial, Ivete Sangalo, Tomate e Sorriso Maroto (com participação do Grupo Revelação).