Publicidade
Entretenimento
Buzz

Noel Gallagher, do Oasis, chega ao Brasil para show solo

O show que vem ao Brasil é, na verdade, um compilado da carreira de Noel. Além das músicas de seu álbum de estreia (apenas "Stop The Clocks", gravada em 2004 pelo Oasis para o ábum "Don't Believe The Truth", mas descartada-- deve ficar de fora), o repertório inclui composições dele no Oasis 02/05/2012 às 15:56
Show 1
Ex-guitarrista do Oasis, Noel Gallagher, está no Brasil fazendo shows com a nova banda
UOL/MÚSICA ---

Sete meses depois de lançar seu primeiro disco solo, Noel Gallagher chega ao Brasil para mostrar ao vivo os motivos que fizeram "Noel Gallagher's High Flying Birds" vender 55 mil cópias em menos de dois dias no Reino Unido e se transformar um sucesso de crítica. O ex-guitarrista e principal compositor do Oasis se apresenta nesta quarta-feira (2) em São Paulo, no Espaço das Américas, e na quinta-feira (3) no Rio de Janeiro, no Vivo Rio.

 O show que vem ao Brasil é, na verdade, um compilado da carreira de Noel. Além das músicas de seu álbum de estreia (apenas "Stop The Clocks" --gravada em 2004 pelo Oasis para o ábum "Don't Believe The Truth", mas descartada-- deve ficar de fora), o repertório inclui composições dele no Oasis, entre elas "Supersonic", "The Importance of Being Idle", "Talk Tonight", "Whatever" e o superhit "Don't Look Back In Anger". "Não penso mais como canções do Oasis. São minhas canções. Todas as canções que toco eu compus sozinho", disse ele certa vez em entrevista ao "New York Times".

A apresentação de Noel, que geralmente dura cerca de 1h30 com 20 músicas, tem ainda os lados-B "The Good Rebel" e "Freaky Teeth", esta última cogitada para entrar na trilha sonora do próximo filme da saga de 007, "Sky Fall", mas até então não confirmada.

 O álbum "Noel Gallagher's High Flying Birds" foi lançado em outubro de 2011, pouco mais de dois anos depois do fim definitivo de sua antiga banda. O disco, que estreou em primeiro lugar nas paradas britânicas, é creditado aos High Flying Birds, apesar do grupo não ter uma formação formal. A turnê, por exemplo, já tem uma formação diferente de músicos daquela que gravou o álbum.

 Do Oasis ao High Flying Birds

O Oasis foi uma das mais aclamadas e influentes bandas surgidas na década de 1990 para o rock mundial. A banda assinou contrato em 1993 com a Creation Records, do Reino Unido, e se transformou em uma sensação quase imediata. O irmão mais velho de Liam Gallagher anunciou sua saída do grupo em 28 de agosto de 2009, quando os dois tiveram uma discussão violenta nos bastidores do festival Rock en Seine, em Paris. 

 Assim, o Oasis cancelou sua apresentação pouco antes de subir ao palco, além da turnê europeia subsequente. Naquela mesma noite, Noel postou uma mensagem no site da banda declarando que "com alguma tristeza e grande alívio (...) eu deixei o Oasis nesta noite (...) porque simplesmente não consigo trabalhar com Liam nem mais um dia".

 Noel não perdeu tempo para seguir em frente. Enquanto o restante do Oasis se reagrupou para formar o Beady Eye, que veio ao Brasil em novembro de 2011 como atração do festival Planeta Terra, Noel fez uma apresentação nos shows beneficentes do Teenage Cancer Trust de 2010, no Royal Albert Hall de Londres, acompanhado de Gem Archer do Oasis, e garantiu suas apostas em sua carreira solo.

 Mas o fantasma do Oasis ainda o cerca. Liam, que planeja um filme sobre o grupo, previu uma reunião porque --como ele disse aos jornalistas britânicos-- Noel "não é bom" sem ele. Ele também sugeriu um retorno do Oasis em 2015 para celebrar o 20º aniversário do álbum "(What's the Story) Morning Glory". Noel rejeita a ideia, apesar de ter dado sua bênção para que Liam toque o álbum sem seu envolvimento.

 Longe do irmão, em março deste ano, Noel foi considerado o "Godlike Genius" (Gênio Divino) pela revista britânica "New Music Express" por seu trabalho com os High Flying Birds.