Publicidade
Entretenimento
TEATRO

Nova Igreja Batista estreia espetáculo 'O Fantasma da Ópera' neste sábado (8)

De acordo com o pastor Leandro Caiado, um dos organizadores do espetáculo, a ideia original da igreja é demonstrar a religiosidade e o amor através da fé divina nos espetáculos 08/07/2017 às 05:00
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Um dos maiores romances clássicos de todos os tempos chega aos palcos da Nova Igreja Batista, em Manaus. Após os sucessos de público de “A Bela e a Fera”, “O Mágico de Oz” e o tradicional “Um Sonho de Natal”, a igreja estreia neste sábado (8), a montagem regional de “O Fantasma da Ópera”, releitura da obra francesa de Gaston Leroux. O espetáculo ficará em cartaz por uma semana no auditório da Nova Igreja Batista em Manaus, localizada na Avenida Torquato Tapajós, número 4444. A apresentação é gratuita.

De acordo com o pastor Leandro Caiado, um dos organizadores do espetáculo, a ideia original da igreja é demonstrar a religiosidade e o amor através da fé divina nos espetáculos. “Sempre estamos procurando boas histórias para contar de forma um pouco diferente. E nada melhor que o amor de Deus nas histórias. Por isso, pegamos a obra e a transformamos sem tirar os elementos principais, fazendo uma nova história a partir do amor”, diz. 

Para a montagem cristã do espetáculo, Leandro afirma que a produção se inspirou no musical apresentado pela Broadway em Nova York, além de diversos filmes. “Sempre fui apaixonado pelo espetáculo. Começamos a buscar um roteiro que pudesse ser usado pela igreja. Após muito trabalho e dedicação, surgiu um texto que achamos o melhor de todos”, conta o pastor. Segundo ele, uma equipe de roteiristas sem empenhou para formatar o texto que dá suporte ao espetáculo apresentado pela igreja.
releitura cristã

Na obra original francesa, a cantora de ópera Christine Daaé é uma jovem soprano que vira obsessão de um fantasma que vive nas sombras do prédio. Não demora para que o dono do teatro se apaixone por Christine, provocando a ira doentia e obsessiva do fantasma. Na montagem da NIB, o pastor Leandro afirma que a ideia original é mantida.
“Fala do amor, há o elemento do triângulo amoroso como no clássico original, mas incluímos o amor de Deus através de um personagem que é um maestro, que representa Jesus Cristo. Todos os personagens interagem com ele, fazendo a transformação de um teatro sombrio, gótico, para algo mais claro e bom”, afirma.

Segundo o pastor, com a tradição nas produções teatrais, a Nova Igreja Batista também entra no circuito regional de opções de programas de entretenimento. “O papel da igreja é resgatar os valores familiares, e por isso, fazemos questão de entrar nesse circuito cultural para levar a cultura cristã que é libertadora. Nosso papel é ensinar o verdadeiro amor, renúncia, perdão. Utilizamos as peças para isso, para ensinar a sociedade. Temos certeza que estamos cumprindo nosso papel”, conta.

Preparação
Como em todos os espetáculos realizados pela NIB, ao todo, cerca de mil artistas voluntários trabalham diretamente no espetáculo, num mix artístico de teatro, dança, patins artístico, orquestra, balé clássico, percussão, artes acrobáticas e circenses. Fora do palco, mais de dois mil voluntários ajudam na recepção, estacionamento e logística do evento. 

“A preparação do espetáculo começou no início do ano e há uns três ou quatro meses estamos num ritmo mais frenético. São cerca de mil artistas voluntários envolvidos no projeto e como é a primeira vez que fazemos, estamos aprendendo e melhorando. Será uma peça com muita emoção, você vai do medo a alegria, tristeza”, adianta o pastor.

 

Serviço

O quê: Espetáculo “O Fantasma da Ópera - Musical Cristão”

Onde: Auditório da Nova Igreja Batista em Manaus, situada na avenida Torquato Tapajós, 4444

Quando: 8 a 16 de julho, de segunda à sexta, às 20h; aos sábados, nos horários 17h30 e 20h, e aos domingos às 15h, às 17h30 e às 20h

Entrada: gratuita