Publicidade
Entretenimento
Vida

Nova temporada da Orquestra UEA Sinfônica terá show gratuito em Manaus

Carmina Burana, do compositor alemão, Carl Orff, será apresentada na abertura da temporada artística da Orquestra 09/03/2012 às 17:08
Show 1
Orquestra foi criada há cinco meses para oferecer aos estudantes da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) a possibilidade de praticar música de câmara e regência
acritica.com Manaus (AM)

Carmina Burana, do compositor alemão Carl Orff, será apresentada na abertura da temporada artística da Orquestra UEA Sinfônica, dia 10 de março, às 20h, no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião), no centro de Manaus. O Teatro Amazonas é palco de grandes eventos  da região. Para a temporada artística de 2012, cerca de 40 alunos da Universidade do Estado do Amazonas se preparam há dois meses para o evento que acorrerá neste sábado (10), às 20h.

O concerto será regido pelo maestro Zacarias Fernandes, com o apoio dos maestros assistentes Oromides Rezendes, Marian Dinca, Margarita  Chtereva, Alexandre Mourzitch e Vadin Ivanov.

A obra Carmina Burana foi composta em 1937, e é a primeira de uma  trilogia intitulada Trionfi, que também inclui “Catulli Carmina” e “Trionfo di Afrodite”. Essas composições refletem o interesse de Carl Orff pela poesia medieval alemã.

Baseada em um manuscrito chamado Codex latinus monacensis, encontrado em um mosteiro da Baviera em 1803 e escritos pelos goliardos. Carl Orff, descendente de uma antiga família  de eruditos e militares de Munique, teve acesso a esse códex de poesia  medieval e arranjou alguns dos poemas em canções seculares para solistas e coro. Apesar de moderno em algumas de suas composições, Orff soube capturar o espírito da era medieval em sua trilogia, tornando-se um dos mais destacados compositores do século XX.

Caracterizado pelo ritmo forte e penetrante, Carmina Burana é uma das obras mais apreciadas do repertório sinfônico, e em todas as apresentações realizadas em  Manaus contou com a lotação completa do Teatro Amazonas.

Orquestra
A orquestra sinfônica da UEA, composta por 53 membros, entre  professores e alunos. A abertura da temporada artística deste ano, contará com a participação do Coral do Amazonas, Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e dos solistas Kátia Freitas  (soprano), Cristhiano Silva (tenor) e Eli Soares (barítono).

De acordo com o maestro da  UEA Sinfônica, Zacarias Fernandes, a expectativa é de que sejam realizadas apresentações mensais da orquestra. “Eu vislumbro um ano de  consolidação do nosso projeto. Vamos trabalhar para que todos os meses  possamos fazer concertos em diversos pontos da cidade com todos os  discentes instrumentistas e também concertos com grupos menores”, afirma.

A orquestra  foi criada há cinco meses  para oferecer aos estudantes da Escola Superior de Artes e Turismo  (Esat) a possibilidade de praticar música de câmara e regência, sob a  orientação de professores e maestros, contribuindo para aperfeiçoamento
técnico e artístico dos acadêmicos.