Publicidade
Entretenimento
Buzz

Novo exame para diagnóstico de malária pode ser feito na Fundação de Medicina Tropical

O novo exame tem a proposta de ampliar as metodologias disponíveis, no Amazonas, para a detecção da doença em pacientes que não apresentam sintomas, mas que são considerados hospedeiros do plasmodium do tipo falciparum, uma das espécies responsáveis pela transmissão da endemia na região 07/03/2012 às 07:54
Show 1
Equipe da FMT irá realizará a testagem inicial com 200 amostras de sangue
jornal a crítica ---

Um estudo piloto que deverá testar um novo exame de diagnóstico para malária começou a ser testado nesta terça-feira (6), na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Desenvolvido pela RPC Diagnostic Systems, da Rússia, o novo exame tem a proposta de ampliar as metodologias disponíveis, no Amazonas, para a detecção da doença em pacientes que não apresentam sintomas, mas que são considerados hospedeiros do plasmodium do tipo falciparum, uma das espécies responsáveis pela transmissão da endemia na região.

Na primeira fase do estudo, que prossegue até hoje, a pesquisadora Ekaterina Kochina, que integra a equipe de desenvolvedores russos da tecnologia, irá apresentar os detalhes da metodologia à equipe da FMT. Após as primeiras avaliações, a equipe da FMT irá realizar a testagem inicial com 200 amostras de sangue. “Se os testes se mostrarem eficazes nesta etapa, poderemos ampliar o estudo, para uma segunda fase, em que a quantidade de amostras poderá chegar a 2 mil unidades”, adiantou a diretora-presidente da FMT, Graça Alecrim.

De acordo com a pesquisadora Ekaterina Kochina, o novo teste em estudo permite a divulgação do diagnóstico em cerca de 2 horas. O exame confirma ou descarta a presença do plasmodium falciparum em pacientes que já realizaram o exame de gota espessa para malária e o resultado foi negativo. 

Segundo Graça Alecrim, a detecção de pacientes assintomáticos pode auxiliar na implementação de políticas de saúde pública, destinadas às áreas de maior incidência.