Publicidade
Entretenimento
Vida

Novos lançamentos Títulos da Editora da Amazônia

Casa editorial lançará obra dedicada ao psicólogo Juarez Calheiros e “Direito Ambiental - O Amazonas em juízo”. 10/11/2012 às 11:06
Show 1
Juarez Calheiros
Rafael Seixas Manaus (AM)

A Editora da Amazônia apresenta neste mês dois novos títulos. Trata-se de “Juarez Calheiros – Do ‘choro dos órfãos’ às contribuições acadêmicas em Psicologia Jurídica” e “Direito Ambiental – O Amazonas em juízo” (selo Samuel Benchimol), de Júlio Cezar Lima Brandão. As obras serão lançadas nesta terça-feira, dia 13, às 19h, respectivamente no Auditório Vânia Pimentel, da universidade Nilton Lins, e no Teatro Direcional (Manauara Shopping).

A primeira publicação – com colaboração de Maria da Consolação (responsável também pela organização), Francisca das Dôres, Andréa Pacheco e José Amazonas – presta uma homenagem para Juarez Calheiros, falecido em 14 de outubro de 2011, que foi um dos precursores na área de Psicologia Jurídica no Estado.

Conteúdo

O livro traz relatos de alunos de Calheiros, além de uma pesquisa que trata da Psicologia Clínica inserida no sistema prisional e aplicada na inserção e na reeducação dos carcerários. “O importante é mostrar o reconhecimento e o valor do legado de conhecimento que ele (Juarez) nos deixou”, disse Maria da Consolação. “Juarez foi um dos seres humanos mais bonitos que conheci. Acredito também que foi um dos melhores psicólogos que tivemos no planeta”, complementou Francisca das Dôres.

Homenagem

“Direito Ambiental - O Amazonas em juízo” é o primeiro volume da série “Estudos em homenagem ao professor Samuel Benchimol”. “Este é um tributo que a Editora da Amazônia, empresa da Rede Calderaro de Comunicação (RCC), presta ao amazonólogo e inesquecível mestre, que pontificou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas e se tornou uma das maiores autoridades, em todo o mundo, no que diz respeito à temática ambiental”, informou Júlio Antonio Lopes, conselheiro e coordenador editorial da casa.

“A obra é de importância vital para quantos, operadores do direito, dedicam-se no dia a dia a esse ramo da ciência jurídica, que se vem constituindo em fundamental instrumento de preservação da vida e do planeta”, complementou.

Alguns tópicos

O procurador do Estado do Amazonas, Júlio Cezar Lima Brandão, foca em diversos assuntos como serviço e compensação ambiental, Área de Preservação Permanente, licenciamento ambiental, zoneamento, responsabilidade civil e tombamento em seu livro – destinado para estudantes da área de Direito Ambiental.

Samuel Benchimol

O livro “Direito Ambiental - O Amazonas em juízo” é o primeiro volume da série “Estudos em homenagem ao professor Samuel Benchimol”. “Este é um justo tributo a quem, ao lado de sua família, membros da comunidade israelita, aqui plantou raízes e à região dedicou todos os seus dias, seja como intelectual prolífero, seja como empreendedor”, disse Júlio Antonio Lopes. Samuel Benchimol sempre teve preocupação com a Amazônia, a qual estudo antes que virasse moda. “Ele a estudou exaustivamente, conseguiu incluí-la como disciplina na grade curricular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), quando ninguém dava atenção ao tema. Escreveu dezenas de livros, deu aulas e proferiu palestras mundo afora”, finalizou.