Publicidade
Entretenimento
Vida

Nutricionista dos famosos: Patricia Davidson ensina a dieta dos casais em livro

Com mais de 300 mil seguidores no Instagram, ela presta consultoria de alimentação e saúde para revistas femininas e programas de televisão 05/12/2015 às 17:59
Show 1
Patricia Davidson Hait é nutricionista com pósgraduação em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia Funcional
Artur Cesar Manaus (AM)

Os depoimentos na orelha do livro da nutricionista Patricia Davidson Haiat entregam: ela é a queridinha das celebridades. Bruna Marquezine, Giovanna Antonelli, Cleo Pires, Sabrina Sato, Giovanna Lancelloti, Carol Buffara e Carol Sampaio fizeram questão externar a admiração pelo trabalho de Patricia. Com mais de 300 mil seguidores no Instagram, ela presta consultoria de alimentação e saúde para revistas femininas e programas de televisão. Seu mais novo projeto é  o livro “Dieta dos Casais”, da editora Sextante. 

Baseada nos princípios da Nutrição Funcional, a obra mostra que transformar o corpo e a relação com a comida pode se tornar uma tarefa mais fácil e sustentável quando feita em boa companhia. Nela, Patricia monta um plano alimentar prático e acessível para ser feito a dois, com mais de 130 receitas, um plano em três fases para emagrecer até dois quilos por semana, além de sugestões de alimentos funcionais indicados por gênero e faixa etária. 

“No consultório recebo homens e mulheres que adquiriram peso após inciarem um relacionamento. Chegam frustrados, com baixa autoestima, sem energia e com a saúde abalada. Acompanhá-los e notar a mudança que a Nutrição Funcional pode fazer na vida deles, me encorajou a disseminar os recursos que utilizo em consultório para que outros casais possam melhorar sua saúde e qualidade de vida”, declarou Patricia em entrevista ao VIDA&ESTILO. A médica possui duas clínicas no Rio de  Janeiro, uma em Ipanema e outra na Barra da Tijuca. 

Segundo a especialista, “o início do relacionamento é a fase dos chopinhos com belisquetes, jantares românticos, idas ao cinema... São situações em que o consumo calórico é grande e isso acaba repercutindo no peso. Quando casados, os motivos são diversos, desde a falta de planejamento e de tempo, até a presença dos filhos. Nas duas situações a parceria e disciplina são fundamentais”, explica.

No livro, ela mostra que emagrecer juntos pode ser uma bela maneira de recuperar a cumplicidade que uniu o casal no começo da relação. “Com um objetivo comum, as decisões sobre o que comprar no supermercado, como preparar uma refeição saudável ou onde o casal vai jantar se tornam mais fáceis, e o desafio do emagrecimento fica menos penoso.

O apoio mútuo ainda tem o benefício extra de fortalecer a relação, dando sabor especial às vitórias comuns, por menores que sejam”, destaca a profissional. As receitas também foram pensadas para incentivar que o casal  cozinhe junto. “Sendo um interesse comum, a descoberta de novos sabores e novos hábitos é uma ótima estratégia para que o casal consiga não só seguir o plano até o emagrecimento, mas para que mude verdadeiramente sua rotina”.

Nesse processo  de emagrecimento e mudança de estilo de vida, os exercícios físicos têm papel fundamental, segundo Patricia. “Ajudam a prevenir e tratar diversas doenças, variando os benefícios de acordo com o tipo de treino, intensidade e duração. Além isso, são  fundamentais para manutenção do peso após o emagrecimento”.   

Nutrição Funcional 

De acordo com Patricia, a Nutrição Funcional se baseia nas informações biológicas e bioquímicas do corpo humano, levando em consideração a relação que existe entre todos os seus sistemas e os nutrientes. É uma ciência que ajuda a entender o que seu corpo precisa e quais alimentos vão ajudar a promover saúde, afastando-o dos que causam prejuízo. “A grande vantagem é que ela considera o organismo como um todo, ajudando a mudar os sintomas que levam a comportamentos que engordam”, diz ela em trecho do livro. 

“Pense num carro consumindo gasolina comum e passando para a premium. Depois de se alimentar com o que há de melhor, esse novo corpo, mais esbelto e mais sadio, não vai querer voltar ao esquema anterior. Seu corpo vai protestar quando você sair da linha. E esse  será o maior estímulo para se manter na linha”, ensina.