Publicidade
Entretenimento
Delícias do café

O café mostra sua versatilidade na culinária

Conheça um lado pouco conhecido desta bebida que é paixão de muita gente 03/10/2012 às 11:54
Show 1
O café é muito mais que acompanhamento e surpreende na cozinha
Luciana Santos Manaus

Ele está presente no desjejum da manhã, na reunião de trabalho, no bate papo com os amigos e em 2011 representou 9,2% de toda a exportação brasileira do agronegócio. Mesmo tão presente no nosso dia a dia, o café ainda é capaz de surpreender quando utilizado como ingrediente na culinária. Sim, o grão pode ser usado no preparo de inúmeros pratos e não só como protagonista da bebida quente que conquista só pelo aroma.

 De olho nesse universo de possibilidades ainda pouco exploradas do café, o site “Mexido de Ideias” (www.mexidodeideias.com.br) resolveu inovar. Patrocinado pelo Grupo 3corações - que possui seis marcas de café no País - o site oferece aos apreciadores do grão oito categorias de receitas, além de dicas, curiosidades e informações sobre o universo cafeeiro.

De acordo com a coordenadora de conteúdo do “Mexido de Ideias”, Kelly Stein, o site tem a proposta de estimular novas experiências, propondo receitas que normalmente as pessoas não imaginam que possam ter o café como ingrediente. “A ideia é acabar com a ditadura do café apenas como bebida. Ele é tão complexo quanto o vinho”, compara.

Nessa empreitada, Kelly tem a companhia de Stela Morato, arquiteta, fotógrafa da área de gastronomia e culinarista responsável por desenvolver as delícias apresentadas no site. O interesse pelas possibilidades de uso do café na gastronomia, segundo ela, é antigo e, ao longo dos anos, as pesquisas e observações sobre o ingrediente foram possibilitando criar as combinações que divide com os internautas. “Eu estudo há muitos anos e durante viagens vou sempre prestando atenção no que pode ir bem com café.

Em um livro de receitas lançado em 1944, apenas uma receita levava café e ele é um grande ingrediente, combina com muitas coisas, é como uma especiaria”, define.

Evento

Uma oportunidade para saber mais sobre a produção brasileira de café e até mesmo degustar as safras atuais de lotes e microlotes de grãos frescos é participar da 7ª edição do Espaço Café Brasil, que acontece de 04 a 06 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A entrada é gratuita e o pré-credenciamento pode ser feito pelo site www.espacocafebrasil.com.br.

SAÚDE Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que o café, consumido moderadamente, oferece diversos benefícios à saúde, em especial para o coração. O estudo, publicado no Circulation: Heart Failure, demonstrou que o consumo de quatro xícaras de café por dia diminui em até 11% as chances de sofrer com insuficiência cardíaca.