Publicidade
Entretenimento
Benefícios alimentos juninos

O mês de junho terminou , mas julho continua no clima e nos sabores de São João

Os pratos típicos juninos também podem ser benéficos para a saúde se consumidos com moderação 05/07/2012 às 11:02
Show 1
Delícias juninas também trazem benefícios para o organismo
acritica.com Manaus

Fubá, milho, amendoim, paçoca, bolos e bebidas típicas, as festas juninas e julinas são uma verdadeira tentação para quem ama comer estes quitutes. Saiba que estes alimentos são calóricos e possuem grande quantidade de açúcares e gorduras, mas se ingeridos com moderação podem gerar benefícios ao organismo.

Quem tem intolerância alimentar também pode festejar. Basta substituir nas sobremesas alguns ingredientes - inserir opções sem açúcar para os diabéticos, trocar os ingredientes à base de leite por soja para os intolerantes à lactose e substituir o glúten nos preparos para celíacos. Para quem quer controlar as calorias ingeridas, a dica é usar ingredientes com menos gorduras e açúcar, ensina a nutricionista Flávia Morais.

Veja agora os benefícios dos alimentos que compõem alguns pratos típicos: 

Amendoim torrado/ paçoca

O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes antioxidantes e em ácidos graxos poliinsaturados que atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, já que diminuem os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides. A opção coberta com açúcar deve ser consumida sem excessos.

Pinhão cozido

Este alimento contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. É fonte de ômega 6 e ômega 9, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo. Mas deve ser consumido com moderação, já que é rico em carboidratos, o que o torna rico em calorias.

Bolo de fubá/ Broa/ Curau/ Milho cozido

Todos feitos com milho, um alimento saudável, rico em carboidratos, vitaminas do complexo B e E, além de fósforo e potássio. Além de energia, fornecem antioxidantes e nutrientes importantes para a saúde óssea.

Batata-doce assada

A batata-doce também é fonte de carboidratos, portanto, fonte de energia, além de ser rica em vitamina C. Tem ainda betacaroteno, um antioxidante que auxilia no combate ao câncer e estimula o sistema imunológico. Suas fibras melhoram a digestão e atuam contra o colesterol. O doce de batata doce pode ser consumido, porém com moderação.

Doce de abóbora

A abóbora possui alto teor de fibras, boa quantidade de vitamina C e potássio, além de ser uma rica fonte de betacaroteno - um precursor da vitamina A, potente antioxidante que auxilia na prevenção do câncer e protege a pele do envelhecimento precoce.

Arroz doce

Rico em carboidrato, o arroz é uma ótima fonte de energia. Possui proteínas e vitaminas do complexo B, que participam de várias reações em nosso organismo. Aumenta a energia e a disposição. Para os intolerantes à lactose, o leite do preparo pode ser substituído por bebidas vegetais, como bebida de arroz ou de soja. Os diabéticos podem preparar a receita com adoçante para forno e fogão.

Canjica

A canjica é fonte de carboidratos, nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo. O leite de coco possui traços de selênio e vitamina E, nutrientes antioxidantes.

Ao escolher as bebidas, opte pelo quentão ou vinho quente sem álcool, para aproveitar os benefícios do gengibre e da canela, evitando os efeitos colaterais do consumo alcoólico.