Publicidade
Entretenimento
Vida

O que há por trás das mentiras que eles e elas contam?

Homens e mulheres não mentem pelo mesmo motivo. Se todo relato de um casal passa a ser motivo de brigas, críticas, julgamentos ou punições é provável que a mentira ou a omissão de fatos, por parte de um dos cônjuges, surja como forma de evitar conflitos. 30/03/2012 às 15:01
Show 1
A mentira normalmente é dita para evitar uma discussão entre as pessoas, especialmente entre casais
acritica.com ---

Você sabia que os homens mentem mais do que as mulheres? É o que afirma uma pesquisa realizada em 2010 pelo Museu de Ciências de Londres, que entrevistou três mil britânicos e concluiu que os homens têm maior habilidade para mentir e, o pior: não se sentem culpados em inventar “desculpas” para se livrar de algum problema. E já que a mentira faz parte da concepção do ser humano e tem até um dia dedicado  a ela – 1º de abril – quais são os tipos de mentiras mais contadas por aí?

A psicóloga especialista em relacionamentos afetivos, Eliete Matielo, afirma que a mentira normalmente é dita para evitar uma discussão entre as pessoas, especialmente entre casais. “Cada pessoa tem seu motivo particular para mentir ou não contar a verdade. Nem sempre se pode aceitar a verdade sem algum tipo de julgamento. Então as pessoas acabam mentindo”, disse a especialista.

Ainda segundo Eliete, homens e mulheres não mentem pelo mesmo motivo. Se todo relato de um casal provoca brigas, críticas, julgamentos ou punições é provável que o parceiro que  mente seja estimulado a não contar tudo o que se passa com ele para o seu companheiro ou a vir a mudar alguns fatos do que realmente aconteceu. “Acho importante a relação não ser baseada nas mentiras, porém, às vezes, é preciso usá-la eventualmente e com critério, para não ferir os sentimentos do outro”, conclui a psicóloga.

Veja abaixo mais dicas de Eliete Matielo:  

As mentiras mais comuns dos homens

 “Juro que nunca te traí”
 “O problema não é com você, é comigo”
 "Vou trabalhar até mais tarde. Não me espere para o jantar”
 "Não há nada de errado, estou bem"
 “Estou chegando, fiquei preso no trânsito"

As mentiras mais comuns das mulheres

“Está tudo bem”
“Não sei onde está, eu não mexi”
“Estou com dor de cabeça”
“ Estava em liquidação”
“Estou chegando”
“Já tenho essa roupa há um tempão”
“ Não, eu não joguei fora”
“É o presente que eu sempre quis”

 Como perceber se o parceiro está mentindo?

A especialista afirma que não há uma característica específica e exata para saber se uma pessoa está mentindo. Os mentirosos podem olhar diretamente nos olhos, e quem conta a verdade pode ficar inquieto e parecer evasivo.

É importante identificar desvios no padrão de comportamento da pessoa que mente. Se ela normalmente não mantém contato visual e pisca muito, mas encara você quando responde alguma pergunta em particular, esse é um sinal de perigo. Às vezes, pode não haver pistas visuais ou na linguagem corporal que acompanham a mentira.

Mas cuidado! Mentir muito não é saudável e pode ser sintoma de Mitomania, um tipo de transtorno que acomete pessoas com características de baixa autoestima e/ou que passaram por algum trauma.