Publicidade
Entretenimento
Vida

Obra de Nelson Rodrigues será abordada em sarau literário

O Pandevú – Clube de Contistas realiza o encontro deste mês amanhã (30), no gastropub Chefão, às 16h, abordando a obra de Nelson Rodrigues 29/03/2014 às 12:10
Show 1
Nelson Rodrigues foi um dos principais incentivadores do gênero literário conto no Brasil
Rafael Seixas Redação A Crítica

Nelson Rodrigues, além de ser tido por muitos críticos como o mais influente dramaturgo do Brasil, também é considerado um dos principais contistas do país. Seus registros, presentes em obras como “Cem contos escolhidos – A vida como ela é...” (1972), “Elas gostam de apanhar” (1974), “A vida como ela é – O homem fiel e outros contos” (1992), influenciaram gerações e continuam ganhando destaque até hoje. Neste domingo (30), o Pandevú – Clube de Contistas promove uma reunião sobre Nelson Rodrigues, às 16h, para homenagear o jornalista recifense, chamado por alguns como “escritor maldito” e “anjo pornográfico”, e descobrir novos talentos dentro deste gênero textual.

Os interessados podem ir ao evento, mesmo que queiram participar apenas como ouvintes. No entanto, o interessante é que levem seus contos sobre a temática escolhida deste mês – cinema e literatura – para dividir suas histórias com o público presente, provocando um debate sobre o conteúdo exposto.

“Começamos sempre com a leitura de algum autor clássico. Nessa semana será Nelson Rodrigues. Depois disso, debatemos sobre o conto do autor clássico e em seguida começa a leitura dos contos dos participantes”, disse Nícolas Paladino, um dos criadores do grupo e organizador do encontro.

“Nesse domingo, nós também vamos inaugurar a nossa parte audiovisual. Iremos apresentar o manifesto do clube em vídeo, explicando o que a gente se propõe, quando foi criado o projeto, objetivos...”, acrescentou. Alguns dos contos apresentados serão transformados em curtas-metragens de até 4 minutos.

Origem

O Pandevú, anteriormente chamado de Clube de Contistas da UEA, começou suas atividades em maio de 2013, inicialmente na Universidade do Estado do Amazonas. “Saímos de lá porque várias pessoas que entraram eram de fora da UEA, então decidimos sair. Começamos a nos reunir fora do ambiente da faculdade e os encontros ficaram mais tranquilos. Por exemplo, estamos bebendo uma cerveja e debatendo”.

O clube tem reuniões mensais que são realizadas em locais diferentes. As datas e os encontros são marcados por meio do grupo no Facebook (www.facebook.com/groups/clubedecontistasuea/?ref=ts&fref=ts).