Publicidade
Entretenimento
Vida

Obras de artista plástico são inspiradas no trabalho feito por Picasso em 1907

Os desenhos do artista amazonense Jandr Reis têm como inspiração “Les Demoiselles d’Avignon” 25/08/2012 às 08:35
Show 1
As obras serão penduradas em manequins e expostas numa champanheria
Mellanie Hasimoto ---

Grandes artistas se inspiram em grandes artistas. E não é diferente com o artista plástico amazonense Jandr Reis, que inaugura na próxima terça-feira, dia 28, a exposição “Picassianas”. Com aproximadamente 20 telas inéditas, a mostra traz obras produzidas por Reis a partir de 2010, cuja influência vem, como diz o nome, do espanhol Pablo Picasso. As obras ficarão expostas no salão d’A Viúva Negra Champanheria, na rua Ferreira Pena, 91, Centro.

Pintada em 1907, a obra “Les Demoiselles d’Avignon” é a forte inspiração para a mais recente série confeccionada por Jandr Reis. “Todo artista se inspira em algum grande mestre da História da Arte. O próprio Picasso reproduziu mais de 50 vezes ‘As meninas’ (1656), de Diego Velásquez. Ele as reproduziu de acordo com o estilo desenvolvido por ele mesmo. Faço algo parecido nessa série, mas com referência às mulheres da famosa obra de Picasso”, disse.

Estilo próprio

Mas a influência não significa reprodução, claro. “Há uma leve impressão do que foi feito por Picasso, mas traduzido num estilo meu. É somente uma alusão a obra do mestre espanhol”, ressaltou. Na obra de Picasso, são retratadas cinco prostitutas de um bordel localizado na rua Avinyó, em Barcelona. Nenhuma das figuras é reproduzida com as formas femininas convencionais, neste que é um dos trabalhos precursores do cubismo e da arte moderna.

Pintando constantemente – em geral, paralelamente a outras atividades, como assistindo filmes ou ouvindo música – Reis acredita que “Picassianas” seja mais um estudo da obra e estilo de Picasso. “Vou burilando e vai saindo. Costumo dizer que são estudos do dia-a-dia e, dependendo do olhar de cada pessoa, acabam se transformando em obras de arte”, completou.

Modéstia

Com um acervo pessoal contendo mais de 2 mil obras, o artista declarou escolher obras com tons mais escuros, para combinar com o novo nome e perfil da champanheria localizada no Centro da cidade. Aguada de tinta acrílica, nanquim, pincel japonês sobre papel triplex e papel americano Berkshire foram os materiais utilizados na produção das obras.

A maioria tem tamanho relativamente reduzido – muitos trabalhos não ultrapassam os 30 x 20cm –, mas uma das telas foge desse contexto e chega a ter 1m x 70cm. “Já cheguei a pintar dezenas por dia, mas tudo depende do meu humor. E é bacana porque às vezes saem dez ou 20 desenhos por dia, geralmente em pequenos formatos”, disse.

E, com a modéstia que lhe é característica, o artista plástico reforça. “Produzo constantemente, mas não quer dizer que seja uma grande obra de arte”. Desculpe-nos, Jandr, mas vamos concordar em discordar.

Perfil de Pablo Picasso


91 anos Nasceu em Málaga, Espanha, e faleceu em Mougins, França, em 8 de abril de 1973.

arte  Inventor do cubismo, é um dos mestres da arte do século 20, e é considerado um dos artistas mais versáteis e influentes do mundo.