Publicidade
Entretenimento
Vida

Obras de Jane Austen serão revisitadas em seminário na Ufam

Acadêmicos apresentam leituras comparadas entre escritora inglesa e brasileiros como Machado no 1º Seminário Leituras de Jane Austen no Século 21 12/11/2012 às 08:12
Show 1
Obras de Jane Austen já foram adaptadas para o cinema e a TV. Foi o caso de “Orgulho e preconceito”, filme de 2005
a crítica Manaus, AM

Desta segunda (12) até quarta-feira (14), a turma do sétimo período de Letras – Língua Inglesa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza o 1º Seminário Leituras de Jane Austen no Século 21, das 14h às 18h, no Auditório Rio Javari (Faculdade de Tecnologia, Campus da Ufam). O foco do evento é o conjunto da obra da escritora inglesa Jane Austen (1775-1817), autora de livros como “Orgulho e preconceito” (1813) e “Emma” (1815).

Quem quiser participar do seminário deve se inscrever nesta segunda (12), a partir das 13h30, no auditório da Ufam. Segundo o coordenador do evento, o professor doutor Lajosy Silva, o Leituras de Jane Austen no Século 21 é algo até então inédito no meio acadêmico brasileiro. “A proposta é divulgar a literatura de Austen e ressaltar sua importância, sendo um dos primeiros eventos como focados apenas no conjunto da obra da escritora”, disse.

LEITURAS COMPARADAS

De acordo com o professor, a obra de Jane Austen permanece atual por tratar sobre o cotidiano e as relações interpessoais. “Vamos abordar desde a formação do leitor durante o seu período, a educação da mulher e suas restrições sociais, até uma leitura comparativa com autores brasileiros como Ma chado de Assis e José de Alencar”, complementou.

Hoje, a programação inclui uma palestra inicial sobre os mitos e o percurso da obra de Jane Austen desde o século 19 até o 21. Em seguida, a doutoranda Maria Elvira Lemos da Silva (USP), faz uma leitura comparativa entre os romances “Mansfield Park”, de Austen, e “A mão e a luva”, de Machado de Assis.

O mestrando José Benedito dos Santos (Ufam) também vai apresentar uma leitura comparativa entre as personagens de Jane Austen e as de José de Alencar. O pós-graduando Alexandre Menezes de Aguiar analisa a formação do leitor em “A abadia de Northanger”, enquanto a professora Laila Azevedo, fala sobre a educação feminina em “Mansfield Park”.

No dia 14, o Grupo de Teatro da Ufam (Tufam) apresenta uma adaptação teatral dessa obra, a partir das 19h30.

Serviço

O que é: 1º Seminário Leituras de Jane Austen no Século 21

Onde:  Auditório Rio Javari, Faculdade de Tecnologia, Ufam

Quando: De hoje a quarta-feira, das 14h às 18h