Publicidade
Entretenimento
APRENDIZADO

Oficina de hand lettering que ensina a arte de desenhar letras será ministrado no sábado

Curso com conceitos teóricos e exercícios práticos será oferecido na loja Jogo de Nós e terá quatro horas de duração 06/11/2017 às 15:30
Show capturar
(Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Tiago Melo Manaus (AM)

Faltando menos de dois meses para o fim de 2017, é chegado aquele momento de revisar as metas programadas para o ano e encarar o fato de que algumas (ou muitas) delas não foram cumpridas. Se o caso for parar de beber e perder aqueles quilinhos a mais, bom, boa sorte. Agora, se a situação for menos complexa e a meta é “apenas” aprender algo novo, ainda há esperança e ela vem na forma de uma oficina de lettering.

Definido como a arte de se desenhar letras, mas bem diferente de caligrafia e tipografia, o lettering vai muito além da criação de um letreiro com fontes em formato padrão. Sua ideia, na verdade, consiste em brincar com diferentes formas e pesos e criar um texto que no fim das contas parece uma ilustração.

A oficina, que será ministrada pela arquiteta Lorena Ferreira Pimentel, no próximo sábado, dia 11 de novembro, a partir das 15h, na loja colaborativa Jogo de Nós (Rua Rio Içá, bairro Nossa Sra. das Graças), promete abordar tais diferenças e, claro, ensinar os primeiros passos desta arte que tem atraído a atenção de designers, decoradores e entusiastas.

“Qualquer pessoa pode participar, de qualquer idade. Não precisa ter letra bonita, ou boa coordenação. Nem precisa saber desenhar. Basta ter vontade de aprender. O curso é voltado para quem é iniciante ou que tem zero experiência com a arte”, adianta Lorena, ressaltando que o lettering pode ser feito como um hobby ou como uma fonte de renda extra.

“Há muito tempo eu já fazia isso sem saber que era lettering. No começo desse ano, vi no Instagram que esse tipo de arte estava sendo muito difundida. Me interessei e, como amo estudar, fui me aprofundando e praticando diariamente. Cheguei num ponto em que as pessoas queriam encomendar meus trabalhos. Foi a partir desse momento que criei uma conta profissional no Instagram e, agora, seis meses depois, vou ministrar minha primeira oficina sobre o assunto”, afirma a arquiteta.

Como qualquer novidade que desejamos aprender, Lorena defende que a primeira coisa a se ter em mente é manter a calma e praticar sem medo de errar. Apesar de o curso ter uma carga horária reduzida, de quatro horas, ele será focado na parte prática com exercícios sobre tipos de fontes, letra cursiva, brush lettering, serifa, sombreamento e muito mais. De acordo com Lorena, ao final do curso os alunos irão desenvolver um lettering próprio na hora.

“Em Manaus, o lettering ainda está sendo descoberto. É um mercado que está crescendo e eu estou desbravando-o. Nesse sentido, o meu Instagram também serviu para divulgar mesmo a arte. Queria mostrar como ele pode ser aplicado em decorações de ambientes diversos, desde casas a restaurantes”, disse Lorena.

A ideia dela é, após essa primeira experiência, ir modificando o curso no que for necessário e passar a oferecê-lo regularmente. Para quem quiser, as inscrições para esta primeira edição já estão abertas e custam R$ 120, com direito ao material básico. “Elas podem ser feitas na loja ou diretamente comigo, através do telefone (92) 98231-0001 e do Instagram @letradefangirl”, concluiu.

Serviço

O que é: Oficina de hand lettering
Quando: Sábado, 11 de novembro
Horário: Das 15h às 19h
Onde: Loja Jogo de Nós (Rua Rio Içá, bairro Nossa Sra. das Graças)
Valor: R$ 120 (inclui material)

Publicidade
Publicidade