Publicidade
Entretenimento
Vida

Olimpíadas de Londres devem ter miniatura do Cristo Redentor

O projeto marca uma série de atividades promocionais que as autoridades brasileiras preparam, ligadas aos jogos olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 30/01/2012 às 11:22
Show 1
Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
AFP Londres

Uma réplica do Cristo Redentor de cerca de nove metros de altura pode ser construída em um dos pontos culminantes de Londres no final dos Jogos Olímpicos em alusão aos próximos jogos no Rio de Janeiro em 2016, segundo informações publicadas na imprensa britânica.

O Camden New Journal, o jornal do bairro em que está situada a colina de Primrose Hill, revelou este "plano secreto" do governo brasileiro que deve ser apresentado em fevereiro às autoridades locais, uma informação retomada nesta sexta-feira por vários jornais nacionais.

A estátua seria uma versão em escala reduzida do Cristo de 38 metros de altura - incluindo o pedestal - que domina com braços abertos a cidade e o porto do Rio de Janeiro do alto do morro do Corcovado, a mais de 700 metros sobre o nível do mar.

Sobretudo porque, apesar de oferecer uma das melhores vistas panorâmicas da capital britânica, a verde colina do parque de Primrose Hill só tem 78 metros.

A instalação, que seria temporária, estaria financiada pelas autoridades do gigante emergente sul-americano.

A Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) se declarou nesta sexta-feira "surpreso" de que um "conceito" ainda "em estudo" tenha vazado à imprensa, apesar de ter confirmado que houve as primeiras conversa.

"Estavam começando as conversas exploratórias com os interessados, a comunidade de Primrose Hill e com as autoridades locais para avaliar a opinião dos locais sobre uma instalação temporária", destacou em um comunicado deste organismo que disse querer oferecer ao bairro de Camden e à Primrose Hill uma "oportunidade de fazer parte da olimpíada histórica".

Segundo o Camden New Journal, as opiniões sobre o projeto já estão divididas nesta elegante região do norte de Londres em que vivem numerosos famosos como a modelo Kate Moss, o ator Jude Law e o ex-ministro das Relações Exteriores, David Miliband.

O presidente da associação Amigos de Primrose Hill, Malcolm Kafetz, disse ao Camden New Journal que o lugar escolhido lhe parecia "inadequado".

Este projeto de estátua do Cristo Redentor marca uma série de atividades promocionais que as autoridades brasileiras preparam, ligadas aos próximos jogos no Rio de Janeiro em 2016, quando acabarem os Jogos de Londres no dia 12 de agosto.