Publicidade
Entretenimento
Cotidiano, Meio ambiente, Ar, Operação Ar Puro, Semmas, COVs, fumaça preta

Operação autua caminhões por emitirem fumaça preta, em Manaus

Operação Ar Puro deflagrada no decorrer da semana pela Semmas, autuou e apreende veículos por emitirem fumaça preta acima do permitido pela Escala Rigelmann 27/07/2012 às 15:56
Show 1
Fiscal utiliza Escala Rigelmann para avaliar nível de fumaça expelido por veículo
acritica.com Manaus

Cinco caminhões foram atuados e apreendidos na manhã desta sexta-feira (27), após serem flagrados por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), durante a Operação Ar Puro, cuja barreira foi montada na saída da ponte Rio Negro, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.

Esta é a segunda ação realizada pelo órgão, em menos de uma semana, em que veículos de grande porte foram flagrados com níveis de emissão de fumaça preta acima do campo 4 da Escala Rigelmann.

No total, 31 veículos foram notificados por ausência de CRC (Certificado de Registro Cadastral), documento exigido para regularização da frota movida a diesel na cidade, que atesta a manutenção do motor dos veículos. O valor das autuações varia de 51 a 250 Unidades Fiscais do Município (UFMs).

De acordo com o diretor de Fiscalização da Semmas, Ricardo Maia, as operações deverão ser intensificadas com o início do verão.

“O objetivo é fazer com que as empresas proprietárias de veículos movidos a diesel busquem regularizar a situação documental das suas frotas, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar na cidade”, afirmou.

Foram lavradas, no total, 304 UFMs em multas, o equivalente a aproximadamente R$ 21.413,73. Os veículos notificados terão que comparecer à sede da Semmas para dar entrada no CRC.

A Operação Ar Puro conta com o apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans). Os veículos apreendidos foram encaminhados ao parqueamento da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e só serão liberados após a regularização junto ao órgão ambiental.