Publicidade
Entretenimento
Vida

Orquestra de Câmara do Amazonas sai em turnê pelo Norte e Centro-Oeste do País

A OCA comemora em 2012 dez anos de sua fundação, por iniciativa de seu maestro titular, Marcelo de Jesus 23/05/2012 às 13:07
Show 1
Orquestra local participa do projeto à convite da Kommitment
JONY CLAY BORGES ---

Os músicos da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) vão cair na estrada a partir de junho – literalmente. O conjunto amazonense, que está comemorando dez anos de existência em 2012, realizará uma série de concertos gratuitos em cinco cidades do Norte e do Centro-Oeste do País, dos dias 20 a 29 do próximo mês, dentro do projeto de circulação “Música na Estrada”. As apresentações acontecem em Rio Branco, Cruzeiro do Sul (AC), Porto Velho, Cuiabá e Palmas, com regência de Marcelo de Jesus, maestro titular da OCA. Além dos concertos abertos ao público, o projeto vai promover palestras com o maestro Marcos Arakaki e oficinas gratuitas de música clássica para alunos de escolas e conservatórios de cada cidade.

O “Música na Estrada” é uma iniciativa da agência de cultura Kommitment, com apoio e patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e do Ministério da Cultura. A participação da OCA no “Música na Estrada” acontece a convite dos organizadores, que estiveram em Manaus no ano passado para a primeira edição do projeto (então intitulado “Música Barroca na Estrada”) e conferiram o trabalho do conjunto amazonense. “Para a orquestra e também para mim é superimportante, pois nosso trabalho está sendo reconhecido”, orgulha-se De Jesus.

Repertório variado
Para a turnê 2012 do “Música na Estrada”, o maestro selecionou peças de variadas épocas e até de estilos que não o erudito – entre elas “Primeiro amor”, de Patápio Silva, considerada o primeiro choro (veja o Programa). “A OCA tem essa característica de fazer repertórios além do tradicional, até fazendo cross-overs com outros estilos”, afirma o regente. Durante o concerto, De Jesus fará breves apresentações das peças.

 E a “Pequena serenata musical” que abre o programa será apresentada num formato “didático”, com os naipes se revezando e reunindo até abranger o conjunto inteiro. A proposta, segundo ele, é aproximar o público da música. “Minha ideia era não fazer um concerto tradicional. Muita gente tem vergonha de ir a um ‘concerto’, portanto será um concerto para aproximar o público, e não retrair”.

Em Manaus
Antes de cair na estrada, a OCA apresenta em Manaus o mesmo concerto que será oferecido aos espectadores da turnê pelo Norte e Centro-Oeste. O concerto será no dia 17, às 18h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, com entrada franca.