Publicidade
Entretenimento
Vida

Os Tucumanus vão invadir Nova York!

A banda vai se apresentar em um dos maiores eventos no coração de ‘Big Apple’, em setembro 05/05/2012 às 19:11
Show 1
Os Tucumanus vão estar na 28ª edição do Brazilian Day 2012
Mellanie Hasimoto Manaus

O Amazonas será representado pela banda Os Tucumanus na 28ª edição do Brazilian Day 2012, que acontece no próximo dia 2 de setembro, em Nova York. A banda, entretanto, começa este mês uma campanha com o intuito de arrecadar fundos para os custos da viagem.

Os Tucumanus misturam ritmos regionais com batidas, instrumentos elétricos e percussivos, resultando no que chamam de música regional experimental.

O repertório da banda é totalmente autoral, e as canções “Palafitas”, “Vô mermo”, “Carapuça”, “Acaribodó”, “Churrasco de gato” e “Serpenteia” são algumas das preferidas do público que os acompanha. Outra novidade, também, é que esta última será defendida ainda este mês no Festival de Música da Cidade Canção (Femucic), em Maringá, no Paraná.

“Ainda estamos definindo qual será nosso repertório para o Brazilian Day, mas sabemos que quase ninguém lá vai conhecer nossas músicas. Mas estamos tranquilos em relação a isso, pois confiamos no nosso trabalho autoral, já que nossa proposta sempre foi essa”, declarou o vocalista do grupo, Clóvis Rodrigues.

Os Tucumanus estão confirmados ainda na “Lavagem Cultural da Rua 46”, evento tradicional que acontece na semana que antecede o Brazilian Day, com várias atrações e manifestações culturais brasileiras.

Eles querem, mesmo, é explorar a oportunidade. Tanto que estão dispostos a prolongar a estada. “Vamos tentar marcar apresentações em bares e pubs”, adiantou.

A viagem a Nova York está programada para o dia 28 de agosto. Até lá, o grupo realizará uma série de shows em Manaus para arrecadar dinheiro para o tour. “Vamos precisar do apoio da galera, dos nossos fãs, que com certeza nos darão essa força, pois estamos levando o trabalho de Manaus para um dos maiores eventos de Nova York”, completou.

Durante a entrevista, a voz de Clóvis Rodrigues tinha aquele tom sereno, mas a empolgação era perceptível, claro, já que não é qualquer um que pode tocar naquele palco, para um público que, no ano passado, foi de 1,5 milhão de pessoas. “Eu só vou acreditar a hora que pisar lá. Por enquanto, todo mundo está empenhado em solucionar o que falta, estamos sendo bem práticos para resolver os trâmites necessários. Não quero nem pensar muito nisso, mas estamos muito felizes e queremos curtir bastante essa oportunidade”.

O Brazilian Day  acontece no domingo que antecede o Dia do Trabalho nos EUA. Atualmente, a festa ocupa 25 quarteirões. Em 2011, segundo dados do Departamento de Polícia de Nova York, cerca de 1,5 milhão de pessoas foram à festa.

A banda está tentando ir à NY desde o ano passado. Clóvis Rodrigues revela que o contato para tocar no Brazilian Day foi feito pelo amazonense Gláucio Penalber, profissional de marketing e agente cultural radicado há sete meses em Nova York. “Ele conhece nosso trabalho há muito tempo, e entregou o material dos Tucumanus em mãos para os organizadores do evento”, conta o vocalista.

Os amazonenses vão dividir o palco com Latino e a dupla Jorge & Mateus, que nunca estiveram no evento.

Não há registro oficial de quantos brasileiros vivem nos EUA, mas a ONG Brazil Information Center (BIC) estima que a população brasileira ultrapassa 1 milhão de pessoas, e pelo menos 300 mil vivem na área dos três estados: Nova York, Connecticut e Nova Jersey.