Publicidade
Entretenimento
Vida

Oscar 2013: de olho nas indicações

Acontece nesta quinta (10) o anúncio dos indicados à 85º edição do prêmio mais famoso do cinema 10/01/2013 às 08:16
Show 1
Ao todo, 25 categorias premiarão os melhores da indústria cinematográfica em 2012
Gabriel Machado Manaus, AM

Premiação mais importante do cinema, o Academy Award – popularmente conhecido como Oscar – terá, na manhã desta quinta (10), os indicados da sua 85ª edição revelados. Ao todo, 25 categorias premiarão os melhores da indústria cinematográfica em 2012, como diretores, atores e roteiristas. A cerimônia, que acontecerá no dia 24 de fevereiro, em Los Angeles, será apresentada por Seth McFarlane (diretor da polêmica comédia “Ted”).

Para o cineasta Moacyr Massulo, responsável pelo curta-metragem “Asfalto”, exibido na última edição do Amazonas Film Festival (AFF), o Oscar deste ano deverá consagrar o ator Daniel Day-Lewis, pela sua interpretação do presidente norte-americano Abraham Lincoln, no filme de Steven Spielberg. “Ele sempre se envolve muito com seus personagens, tanto que costuma fazer filmes de três em três anos. Dizem que ele está muito bem em ‘Lincoln’”, destacou.

Além do prêmio de Melhor Ator, o cineasta aponta ainda a categoria de Melhor Filme Estrangeiro como um dos destaques da edição. “Este ano está bem interessante, pois tem alguns diretores importantes, como o romeno Christian Mungiu e o austríaco Michael Haneke, vencedor da última Palma de Ouro”, revelou. O prêmio é, também, um dos mais aguardados por outro grande nome do audiovisual amazonense: Sérgio Andrade, diretor do elogiado “A floresta de Jonathas”. “Torço muito para que o francês ‘Holy Motors’, de Leos Carax, receba uma indicação”, completou Andrade.

De acordo com ele, na aguardada disputa entre Jennifer Lawrence e Jessica Chastain na categoria de Melhor Atriz, a ruiva de 35 anos deverá levar a melhor. “Acho que ela (Chastain) promete mais. Ela tem a interessante característica de, mesmo sendo nova no mercado, parecer bem experiente, e isso é uma vantagem”, concluiu.

Cinéfilos

Antenados no universo da Sétima Arte, a estudante de Arquitetura Tany Monteiro e o advogado Lucas Jardim também fizeram suas apostas sobre quais produções deverão ser lembradas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, entidade responsável pelo Oscar. “‘A hora mais escura’, da Kathryn Bigelow, saiu em várias listas como sendo um dos melhores filmes do ano passado, então deverá vir com algumas indicações”, lembrou o advogado.

A opinião é a mesma defendida pela estudante. Para ela, ainda, “Lincoln”, “Os miseráveis”, “Argo”, “Django Livre”, “O lado bom da vida”, “Amour”, “Moonrise Kingdom” e “Indomável sonhadora” deverão se juntar ao longa de Bigelow na disputa pelo prêmio de Melhor Filme. “Não assisti a todos, então não posso opinar muito, mas acho que ‘Os miseráveis’, ‘Amour’, ‘A hora mais escura’ e ‘Lincoln’ têm mais chances, pelo tipo de filme que a Academia costuma preferir”, comentou Tany, que, em 2010, fez o Curso de Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, ministrado pelo crítico do site Cinema em Cena, Pablo Villaça.

Na categoria de Melhor Atriz, ela espera ver três nomes entre as cinco indicadas:  Emmanuelle Riva, Jennifer Lawrence e Jessica Chastain. “Torço para as três, mas acredito que a Marion Cotillard ou a Naomi Watts sejam uma das indicadas, deixando mais uma vaga em mistério”, finalizou.