Publicidade
Entretenimento
Vida

Oscar 2013: para rever e para esquecer

O prêmio mais importante da Sétima Arte consagrou “Argo”, Ang Lee, Daniel Day-Lewis, Jennifer Lawrence, Anne Hathaway e Christoph Waltz, entre outros nomes, como sendo os melhores do ano em suas respectivas categorias 26/02/2013 às 09:31
Show 1
Daniel Day-Lewis ("Lincoln") ganha o prêmio de melhor ator
Gabriel Machado Manaus, AM

Cinéfilos de todo o mundo não desgrudaram os olhos da telinha, no último domingo (24), com a 85ª edição do Oscar. O prêmio mais importante da Sétima Arte consagrou “Argo”, Ang Lee, Daniel Day-Lewis, Jennifer Lawrence, Anne Hathaway e Christoph Waltz, entre outros nomes, como sendo os melhores do ano em suas respectivas categorias. No entanto, foi o que aconteceu durante a cerimônia, dentro e fora do Teatro Dolby, que realmente chamou a atenção do público.

Meme


Eleita Melhor Atriz Coadjuvante por sua interpretação da prostituta Fantine, no musical “Os Miseráveis”, Hathaway virou motivo de piada na Internet em razão do vestido que escolheu para desfilar pelo tapete vermelho. Minutos após surgirem as primeiras fotos da estrela na premiação, já estava na web o Tumblr “Anne Palmitoway” – brincando com a semelhança da roupa com um palmito. Na página, montagens da atriz como pino de boliche, foguete e até cedro do Papa brotavam a todo instante.

Tombo


Depois de acidentalmente mostrar demais no SAG Awards, no mês passado, a queridinha de Hollywood Jennifer Lawrence passou por outra saia justa no Oscar. Escolhida a Melhor Atriz do ano por “O lado bom da vida”, J-Law (como é chamada pelos fãs) tropeçou em seu vestido e caiu ao subir no palco para receber a estatueta. Ovacionada de pé, a estrela, com seu bom humor característico, brincou: “Ok, vocês só estão de pé porque eu caí, o que torna bem mais constrangedor”.

Muletas


Famosa por dar vida à Bella Swan, da saga “Crepúsculo”, Kristen Stewart também deu o que falar na cerimônia de domingo. A atriz, que no dia anterior foi eleita a pior de 2012 por “Amanhecer - Parte 2” (leia o box), chegou ao Teatro Dolby de muletas. Como se não bastasse, ao apresentar o prêmio de Direção de Arte, ao lado do “bruxinho” Daniel Radcliffe, a estrela ainda exibiu, em seu braço esquerdo, um enorme roxo. Quando questionada sobre os machucados, a atriz berrou: “Porque sou uma idiota!”.

Assim como fez com Hathaway, o público não perdoou o atual momento da moça, que logo virou alvo de piadas no Twitter. Uma das tiradas mais retuitadas da noite, do comediante Joel McHale, dizia: “Kristen Stewart está mancando porque rompeu os ligamentos do tornozelo por ser excessivamente desinteressada”.

Decepção


Se o gosto no mínimo duvidoso de Anne Hathaway e a queda de Jennifer Lawrence chegaram a divertir os telespectadores, o mesmo não se pode dizer da apresentação de Seth MacFarlane. Responsável pelo fenômeno “Ted”, o diretor era esperança de um Oscar divertido e diferente, como não se via desde 2007, quando a apresentadora de TV Ellen DeGeneres comandou a cerimônia. Porém, visivelmente desconfortável – e um tanto quanto travado –, MacFarlane não conseguiu emplacar suas piadas e foi uma das grandes decepções da noite.

Framboesa de Ouro

Todo ano, no dia que antecede o Oscar, acontece o Framboesa de Ouro, um evento que presta “homenagem” às piores produções que chegaram às telas, além de seus artistas e realizadores.

Na edição de 2013 da anti-premiação, o filme “A saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2” foi o grande “vencedor” com sete prêmios: Pior Filme, Pior Atriz (Kristen Stewart), Pior Ator Coadjuvante (Taylor Lautner), Pior Casal de Cinema (Lautner e Mackenzie Foy), Pior Elenco, Pior Sequência e Pior Diretor (Bill Condon).

Além do longa, a cantora Rihanna e o ator Adam Sandler – recordista do Framboesa com “Cada um tem a gêmea que merece” – também foram lembrados e levaram para casa, respectivamente, as estatuetas de Pior Atriz Coadjuvante (“Battleship”) e Pior Ator (“Este é o meu garoto”).