Publicidade
Entretenimento
Exposição Paiol

Paiol da Cultura do Bosque da Ciência recebe exposição

Obras expostas são do artista plástico João Bosco que vão estar disponíveis para visitação do público até o dia 13 de maio 18/04/2012 às 13:09
Show 1
Exposição do artista João Bosco vai estar no Paiol da Cultura do Bosque da Ciência
acritica.com Manaus

O artista plástico João Bosco retrata cenários amazônicos em seus quadros que integram a exposição de artes do Paiol da Cultura do Bosque da Ciência, localizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).  João Bosco mostra em seus quadros as falafitas , construções típicas das beiras de igarapés.

“Hoje em dia, muitas crianças e jovens da nossa cidade não sabem o que é uma palafita, e se quer viram uma. Daí a importância de retratar em obras de arte, toda nossa cultura, a cultura do caboclo amazonense, pois se as palafitas desaparecerem do cenário urbano, ela estará eternizada em quadros”, comenta o artista plástico.

João Bosco ressalta que é a primeira vez que apresenta uma exposição temática, pois geralmente suas exposições são bem ecléticas, indo do impressionismo ao barroco. “O turista quando vem pra Manaus, espera conhecer mais da nossa região, por isso escolhi esse tema bem regional para expor aqui no Inpa. Não só para os turistas, mas também para os manauaras, pois é importante os próprios moradores conhecerem mais sobre a cultura ribeirinha”, expõe Bosco. 

Sobre o artista

João Bosco começou sua carreira como artista plástico aos 15 anos. Além da pintura, o autodidata tem paixão também pelas artes cênicas, levando humor aos teatros locais. Bosco sempre procurou destacar em seus quadros, a exuberância da fauna e da flora amazônica e já o fez em mais de 500 telas, espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Apesar de já contabilizar 200 exposições de artes em Manaus e em outros países como Estados Unidos, Canadá, Itália e França, seu maior acervo encontra-se em Belo Horizonte (MG).

Arte em madeira no Paiol

Durante todas as exposições do ano de 2012, o artista, também autodidata, Adevaldo Soares, irá expor seus artesanatos feitos a partir de resíduos provenientes da natureza. Apresentando peças únicas, para que o visitante que for ao Paiol da Cultura, sinta-se privilegiado com sua aquisição.

A exposição no Paiol vai estar aberta à visitação pública no horário das 9h às 17h, exceto às segundas-feiras.