Publicidade
Entretenimento
Pais Gemeos

Pais devem evitar comparação entre filhos gêmeos

A dica dos psicólogos é respeitar a individualidade e as características de cada um dos filhos e evitar comparações entre eles para evitar traumas 07/03/2012 às 10:27
Show 1
Pais devem valorizar as características individuais dos filhos gêmeos e não fazer comparações
Katia Deutner Do UOL Manaus

Sabe aquela história de vestir filhos gêmeos com roupas iguais e querer que ambos se comportem da mesma maneira? Os pais deveriam esquecê-la. Cada criança tem a sua personalidade e, embora nascidos no mesmo dia, irmãos são bem diferentes. Segundo especialistas, comparar as crianças ou elogiar uma apontando o erro da outra são os piores erros na educação de gêmeos --e também entre irmãos de idades diferentes. No entanto, com filhos da mesma faixa etária fica mais evidente.

“Comparações sempre existirão, mas é importante que os pais fiquem atentos para que não sejam frequentes ou provoquem demérito pelo que um dos filhos não fez ou por suas dificuldades”, diz a psicóloga Ana Canosa. Observar uma resolução interessante e comentar o fato ou até mesmo a maneira que um se organiza ou se esforça para resolver seus conflitos não prejudica, desde que seja uma via de mão dupla. “Ambos os filhos têm qualidades diferentes que podem ser usadas como modelo. O grande problema é quando os pais massacram um deles, comparando-o com o outro, principalmente em momentos de conflitos ou de raiva”, diz a psicóloga.