Publicidade
Entretenimento
FILMES

Palacete Provincial recebe exposição 'Cinema em Traços’ inspirada em filmes famosos

De acordo com a organização, a intenção da exposição é mostrar como a sétima arte está presente na cultura popular e como ela influencia as outras manifestações artísticas 04/11/2017 às 11:35
Show o quinto elemento   mendes au
(Foto: Divulgação)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Alguns filmes famosos se tornaram tão icônicos na cultura popular que inspiram artistas do mundo inteiro a criar conteúdo baseado nessas obras da sétima arte. E em Manaus não é diferente. O Palacete Provincial vai sediar a exposição MISAM Fanarts – Cinema em Traços, que exibirá 40 fanarts criadas por artistas amazonenses e os estagiários dos cursos de Artes Visuais e Design do Palacete Provincial. O evento gratuito irá acontecer durante os dias 7 a 11 de novembro.

De acordo com a organização, a intenção da exposição é mostrar como a sétima arte está presente na cultura popular e como ela influencia as outras manifestações artísticas, as gerações de artistas e a própria forma de entender a cultura.

Filmes como "O silêncio dos inocentes", "10 coisas que eu odeio em você", "O quinto elemento", "Mad Max: estrada da fúria", "Edward mãos de Tesoura, "O autor da compadecida" e "O iluminado" serão algumas das referências para as obras expostas.

Entre os participantes, a exposição contará com obras de Ana Toyoda, Larissa Ovídio, Erick Rick, Rayanne Cardoso, Cesar Edgar, Malu Menezes, Ana Paula Corrêa e Mendes Auá.

Outro participante da exposição é o artista Luiz Andrade, 26, que escolheu como tema de seu trabalho filmes sobre futuros pós apocalípticos. Ele terá três obras expostas no local.

"Matrix, o clássico filme de um futuro dominado pelas máquinas no qual os humanos são presos em uma realidade virtual. Blade Runner, uma terra em decadência na qual a engenharia genética criou formas de vida sintéticas, os replicantes. Nausicaa, um futuro fantástico de uma terra que é morta aos poucos por uma imensa floresta de fungos e insetos gigantescos", explica o artista. "Adoro esses filmes pois são grandes referências visuais pra mim. Então quando surgiu o convite escolhi retratá-los", complementa.

Programação especial

A programação especial ocorre em comemoração ao aniversário de 17 anos, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam) e conta com com atividades gratuitas, de 7 até 11 de novembro, sempre de 9h até 14h, no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi – Centro).

A programação contará com oficina de fotografia, exibição de curtas-metragens, apresentações musicais e mostra de revistas em quadrinhos. Durante os cinco dias, a partir das 9h, um personagem caracterizado como o cinegrafista luso-brasileiro Silvino Santos, pioneiro do cinema no Amazonas, guiará as visitas pelo museu.

Colecionadores de revistas em quadrinhos e bonecos em miniaturas também poderão se reunir para trocar experiências e conhecer novas histórias. O Misam disponibilizará uma vasta coleção de HQs de super heróis e vilões, e de personagens de séries e filmes famosos.

Além dessas atividades, no dia 9 de novembro, quinta-feira, a partir das 9h, haverá uma oficina de fotografia para crianças ministrada pelo fotógrafo Carlos Navarro.

Durante a oficina, os alunos irão fotografar elementos da praça Heliodoro Balbi e seus trabalhos serão publicados na fanpage da Secretaria de Estado de Cultura.

Na sexta-feira, dia 10, a partir das 9h, serão exibidos os curtas-metragens “The Wild Rose” e “If I were your Vampire”, da produtora amazonense Dream House Pictures. Em seguida, às 10h, acontecerá uma apresentação do contrabaixista acústico Roger Vargas, integrante da Amazonas Filarmônica.

Publicidade
Publicidade